one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nelson Mandela

Imagem:

Compartilhar:

Mandela é hospitalizado devido a uma infecção pulmonar

Criado em 28/03/13 11h25 e atualizado em 28/03/13 11h43
Por Danilo Macedo Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Nelson Mandela
Nelson Mandela (Archives de la Ville de Montréal/Creative Commons)

Brasília - O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, de 94 anos, foi internado pouco antes da meia-noite de ontem (27) em decorrência de uma infecção pulmonar recorrente. A informação foi divulgada pela Presidência sul-africana em sua página oficial na internet.

O presidente Jacob Zuma, que nos últimos dias foi anfitrião da 5ª Cúpula do Brics (grupo que reúne o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul), em Durban, na África do Sul, pediu orações por Mandela e sua família. "Apelamos ao povo da África do Sul e do mundo para orar por nosso Madiba [nome do clã de Mandela] amado e sua família, e para mantê-los em seus pensamentos. Temos plena confiança na equipe médica, e sei que eles vão fazer todo o possível para garantir a recuperação".

Em nota, a Presidência do país também pediu a compreensão quanto ao respeito à privacidade de Mandela, “a fim de permitir espaço para os médicos fazerem o seu trabalho”. Em dezembro do ano passado, o ex-presidente ficou 18 dias internado devido a uma infecção pulmonar e renal. No dia 9 de março, ele passou a noite no hospital para fazer exames médicos de rotina.


Escute também:

Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Principal símbolo da luta contra o regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid, Mandela conquistou o respeito de adversários e críticos devido aos esforços em busca da paz. Em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela (18 de julho, data de nascimento do líder sul-africano) em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia.

Em 2001, Mandela recebeu o diagnóstico de câncer de próstata. Apesar do tratamento, fez campanha em favor do combate à aids, um dos principais problemas de saúde pública na África do Sul. Em 2004, ao completar 85 anos, ele anunciou a aposentadoria.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário