one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro.

Imagem:

Compartilhar:

Nicolás Maduro vai querer legitimar seu poder por meio da eleição, diz especialista

Criado em 06/03/13 13h51 e atualizado em 06/03/13 14h04
Por Vitor Abdala Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Nicolás Maduro
Nicolás Maduro vem se consolidando como liderança chavista (Elza Fiúza/ABr)

Rio de Janeiro – O presidente em exercício da Venezuela, Nicolás Maduro, que assumiu o comando do país durante o período em que Hugo Chávez fez tratamento de combate ao câncer, deverá buscar legitimidade por meio da eleição, avalia o professor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Pedro Cláudio Cunca.

Segundo ele, Maduro tem interesse pela eleição presidencial, que deverá ocorrer nos próximos 30 dias, porque suas chances de vencer são maiores do que as da oposição. “É pouco provável que ele não busque essa eleição de legitimação, para mostrar ao mundo a força do chavismo e para consolidar a liderança dele de fora para dentro. Ele não será apenas o sucessor por dentro do aparelho. Vai ter o teste das urnas e ele vai querer esse teste. Ao contrário do que se supõe, há muito tempo, o chavismo é bom de voto”, ressaltou o especialista.

De acordo com o especialista, as últimas semanas de doença de Chávez serviram para que Maduro se consolidasse como a principal liderança dentro do regime. Essa posição ficará clara durante as cerimônias de velório e enterro do ex-presidente, quando Maduro aparecerá para o mundo como legítimo sucessor de Chávez. “Já no enterro, vamos visualizar possibilidade de encontros, contatos que vão também trazer esse reconhecimento de fora para dentro.”

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário