one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio

Imagem:

Compartilhar:

Nos próximos dias, papa deve designar novos assessores

Criado em 15/03/13 06h00 e atualizado em 15/03/13 07h33
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte: Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio
Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio (Wikimedia Commons)

Vaticano – O papa Francisco deve promover mudanças na cúpula da Igreja Católica Apostólica Romana nos próximos dias, nomeando para os cargos de confianças novos cardeais. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que as mudanças são normais, mas não há prazos para serem executadas.

Francisco poderá mudar o secretário de Estado, que atualmente é o cardeal Tarcisio Bertone. O papa também deverá nomear novos responsáveis pelas congregações. "Ele tem a liberdade de fazer eventualmente alguns remanejamentos”, disse o porta-voz. “[Normalmente] o papa toma essas decisões nos primeiros dias [após sua eleição]”, acrescentou.


Leia também:

Papa tem agenda lotada até a próxima quarta-feira

Seguranças terão de se adaptar à informalidade do papa, diz porta-voz do Vaticano

Com o papa Francisco, relações do Vaticano com o Brasil deverão ser cada vez mais intensas

 

A Cúria Romana – o equivalente à cúpula política do Vaticano - é formada pelo papa, que é o chefe de Estado. Além dele, há o secretário de Estado, cujo cargo corresponde ao de primeiro-ministro. O Vaticano tem embaixadores e representantes no exterior.

O Vaticano também publica um jornal oficial, o L'Osservatore Romano, tem uma estação de rádio e um sistema de segurança próprio, que é a Guarda Suíça Pontifícia, além de emitir selos e passaportes. A organização política do Vaticano inclui ainda uma Corte Parlamentar, congregações e prefeitos.

Na véspera de sua renúncia, que ocorreu no último dia 28, o papa emérito Bento XVI pediu uma “verdadeira renovação” na Igreja. Para especialistas, o apelo do papa foi uma reação à insatisfação com as divergências internas na Igreja, inclusive com assessores próximos.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário