one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O cardeal-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi  eleito papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco I.

Imagem:

Compartilhar:

Papa apela pelo fim da violência na República Centro-Africana

Criado em 27/03/13 10h21 e atualizado em 27/03/13 10h50
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Jorge Mario Bergoglio é o novo papa
O papa disse acompanhar os acontecimentos e estar em oração pelos que sofrem. (Agência Télam)

Brasília – O papa Francisco, que assumiu o pontificado há duas semanas, apelou hoje (27) pela paz na República Centro-Africana. O país foi alvo de uma ação de rebeldes que assumiram o poder e depuseram o presidente François Bozizé, que se viu obrigado, no fim de semana, a fugir para Camarões. Em seu apelo, Francisco defendeu o fim da violência e dos saques no país.

O papa disse acompanhar os acontecimentos e estar em oração pelos que sofrem. "Acompanho com atenção o que está acontecendo na República Centro-Africana e desejo garantir a minha oração a todos os que sofrem, em especial os parentes das vítimas, os feridos e as pessoas que perderam a própria casa e que foram obrigadas a fugir”, ressaltou.

Para o papa, é fundamental acabar imediatamente com a violência no país africano. “Faço apelo para que cessem imediatamente a violência e os saques, encontrando o quanto antes uma solução política para a crise que restabeleça a paz e a concórdia a esse querido país, há muito tempo marcado por conflitos e divisões”.

Bangui, a capital da República Centro-Africana, foi dominada no domingo (24) por rebeldes da coalizão Seleka, que depuseram o presidente. Em meio aos confrontos, militares sul-africanos foram mortos e há relatos de violência contra civis.

A orientação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil é para que os civis evitem deixar suas casas. De acordo com o Vaticano, o arcebispo de Bangui, dom Dieudonné Nzapalainga, pediu aos líderes de Seleka que protejam a população e seus bens e fez um apelo pelo fim do conflito.

*Com informações da rádio do Vaticano 

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário