one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bento XVI deixará pontificado no dia 28 de fevereiro

Imagem:

Compartilhar:

Papa eleito deve trabalhar pela paz e justiça mundiais, diz cardeal decano

Criado em 12/03/13 07h13 e atualizado em 12/03/13 07h44
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Enviada Especial da EBC

Bento XVI
Papa eleito deve trabalhar pela paz e justiça mundiais, diz cardeal decano (Foto: Marek Kosniowski/WikimediaCommons)

Vaticano – A Basílica de São Pedro, cujo interior é capaz de abrigar 60 mil fiéis, ficou lotada hoje (12) para a missa que abre o processo de votação do conclave. Fiéis e curiosos, das mais diversas nacionalidades, submeteram-se aos detectores de metais e às longas filas para garantir um lugar dentro da igreja para acompanhar a missa celebrada pelo cardeal emérito, Angelo Sodano. Ele destacou que o papa eleito deve trabalhar pela justiça e paz mundiais com amor: “Uma obra em nível mundial”.

“Meus irmãos, rezemos a fim de que o Senhor nos conceda um pontífice [papa] que realize com coração generoso tal nobre missão. É o que Lhe pedimos”, ressaltou dom Sodano.

Leia também:

Europeus são maioria no conclave

Católicos dão opiniões sobre como deve ser o papa eleito pelo conclave

Conclave começa hoje com rigoroso ritual

A missa em latim, com breves traduções para o italiano, o inglês e o espanhol, atraiu a atenção de todos. Padres e seminaristas entoaram cânticos gregorianos. O cardeal emérito vestia traje branco e vermelho. “Queremos implorar ao Senhor que, mediante a solicitude pastoral dos padres cardeais, queira em breve conceder outro bom pastor à sua Igreja”, disse dom Sodano.

A homilía foi dividida em três partes: a mensagem do amor, a da unidade e a mensagem do papa. Porém, em todos os momentos foi evocada a oração para abençoar o sucessor do papa emérito Bento XVI. O papa emérito foi citado como aquele que merece “profunda gratidão”. Houve aplausos dos cardeais e dos fiéis.

“Não há ação mais benéfica e, por conseguinte, de caridade com o próximo, do que repartir o pão da palavra de Deus, fazê-lo participante da boa nova do Evangelho”, disse dom Sodano, lembrando que essas são palavras de Bento XVI. A missa deve durar uma hora e 40 minutos.

Após a missa, os 115 cardeais que têm direito a voto no conclave (que elegerá o papa) almoçarão. Em seguida, haverá um período de pausa e, depois, de concentração para o conclave. O início da primeira votação está marcado para as 17h. A fumaça branca, se houver papa, e escura, na ausência de consenso, deve ser emitida no fim da tarde ou começo da noite.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário