one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Euro

Imagem:

Compartilhar:

Remessa de euros por brasileiros que moram em Portugal diminui devido à crise

Criado em 01/03/13 14h56 e atualizado em 01/03/13 15h21
Por Gilberto Costa Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Agência da ONU critica medidas de austeridade como forma de conter efeitos da crise
Euro (Will Spaetzel/Creative Commons)

Lisboa – No ano passado, os cerca de 111 mil brasileiros que moravam em Portugal mandaram para o Brasil 225 milhões de euros (cerca de R$ 607 milhões). O valor é 35% menor do que o total enviado pelos brasileiros em 2006 (348 milhões de euros ou R$ 934 milhões).

Para a socióloga Filipa Pinho, do Observatório da Imigração (ligado ao Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, do Instituto Universitário de Lisboa), a queda no total dos valores transferidos está ligada à crise econômica enfrentada por Portugal desde 2008. “Há uma redução de imigrantes brasileiros que moram em Portugal, o que se relaciona diretamente com a crise e com o aumento do desemprego, que afeta os portugueses e os estrangeiros imigrantes”, comentou a especialista à Agência Brasil.

Leia mais:
Crise não afasta brasileiros de Portugal "em massa", diz socióloga
Brasileiras que trabalham em serviços de limpeza são maioria entre estrangeiros em Portugal
 

Segundo dados do banco central português (Banco de Portugal), entre 2006 e 2012, o valor das remessas feitas por portugueses residentes no Brasil cresceu 31%. O saldo entre as remessas dos brasileiros e as emissões dos portugueses chega a 214 milhões de euros, no sentido Portugal para o Brasil.

De acordo com a socióloga, não há informações sobre quantos brasileiros deixaram Portugal após a crise na zona do euro nem sobre quantos portugueses saíram com destino ao Brasil, mas é esperado que a imigração de brasileiros, dilatada na última década, esteja se revertendo e que os portugueses (inclusive com boa formação escolar) estejam procurando países como Brasil e Angola para trabalhar.

A imigração tem sido considerada, por parte da população portuguesa, como uma saída para fugir do desemprego em Portugal que, atualmente, se aproxima da taxa de 17%. O país também enfrenta quadro de recessão (queda de 3,2% do Produto Interno Bruto).

Na avaliação da especialista, o cenário de desaquecimento da economia, que também espanta os brasileiros, não será suficiente para que a colônia verde-amarelo deixe de ser a maior entre os estrangeiros em Portugal. “Quem tem trabalho e vive aqui de forma estável pensará duas vezes antes de retornar ao Brasil”, avaliou Filipa Pinho.

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário