one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vaticano foto externa

Imagem:

Compartilhar:

Reunião preparatória para o conclave reúne 142 cardeais

Criado em 04/03/13 13h25 e atualizado em 04/03/13 13h57
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Vaticano foto externa
Pelos dados do Vaticano,142 cardeais estavam presentes na reunião, porém apenas 103, inclusive cinco brasileiros, têm direito a votar no conclave, pois estão com menos de 80 anos. (Enrique Zepeda Venegas / Creative Commons)

Brasília – A primeira etapa da reunião preliminar do Colégio de Cardeais, na manhã de hoje (4), transcorreu em clima de serenidade, com a presença de 142 religiosos que decidiram enviar uma mensagem ao papa emérito Bento XVI. A reunião marca o início das conversas preparatórias para o conclave (quando será eleito o futuro papa). A expectativa é que a partir dessa reunião seja definida a data em que começará o conclave, que não tem prazo para terminar.

Pelos dados do Vaticano,142 cardeais estavam presentes na reunião, porém apenas 103, inclusive cinco brasileiros, têm direito a votar no conclave, pois estão com menos de 80 anos.  Na primeira etapa da reunião, os religiosos fizeram um juramento, baseado na Constituição da Igreja Católica Romana (Universi Dominici Gregis), sobre como se comportarão durante o encontro.

Leia também:
Fiéis visitam local onde papa emérito mora provisoriamente
Cardeais brasileiros estão em Roma à espera do início do conclave

Colégio de Cardeais se reúne pela primeira vez depois da renúncia de Bento XVI

 

Em entrevista coletiva, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que a reunião transcorreu em clima de serenidade e que uma mensagem será enviada a Bento XVI. A reunião foi dividida em duas fases – de manhã, que começou às 9h30 (5h de Brasília), e à tarde, que começará às 17h (13h de Brasília)

”Há uma atmosfera de serenidade e muito construtiva. Há um desejo de participar ativamente e de forma muito clara, neste momento tão importante de discernimento sobre a situação da Igreja no mundo e os critérios para a escolha do novo pastor da Igreja universal”, disse o porta-voz.

Na segunda etapa da reunião, há dois momentos de meditação, com intervalo de 30 minutos. À tarde, os cardeais deverão elaborar uma mensagem para Bento XVI. Segundo o porta-voz, as reuniões preparatórias são usadas também para que alguns cardeais, que ainda não se conhecem, tenham contato pessoal.

*Com informações da rádio do Vaticano

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário