one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fumaça branca indica que novo papa foi escolhido

Imagem:

Compartilhar:

Segundo dia do conclave terá quatro votações e fumaça poderá ser vista em dois momentos

Criado em 13/03/13 05h51 e atualizado em 13/03/13 07h14
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Fumaça branca
Uma segunda fumaça deverá ser emitida pela chaminé da Capela Sistina no começo da noite (meio da tarde de Brasília), indicando a decisão do conclave (Vdp/CC)

Vaticano – No segundo dia do conclave, hoje (13), estão previstas quatro votações: duas de manhã e, se não houver consenso, duas à tarde. A expectativa é que por volta do meio-dia (8h de Brasília) seja vista a fumaça - branca, no caso de eleito o papa, e escura, se as divergências se mantiverem. Uma segunda fumaça deverá ser emitida pela chaminé da Capela Sistina no começo da noite (meio da tarde de Brasília), indicando a decisão do conclave.

Diferentemente do que ocorreu ontem (12), não há missas nem cerimônias. Os 115 cardeais serão mantidos isolados, sem comunicação externa e sob a segurança da Guarda Suíça Pontifícia – que faz a guarda pessoal do papa desde o início do século 16. Na área em volta da capela, onde estão reunidos os cardeais, o sinal de internet e telefone celular é falho.

Leia também:

Fiéis esperam papa próximo ao povo, humano e moderno

Vaticano reforça esquema de segurança para o conclave

Entenda o conclave que vai eleger o sucessor de Bento XVI
 

As votações ao longo do dia ocorrerão da mesma forma: secretas, em papel, com os cardeais disfarçando a letra. A cada votação, as cédulas são checadas por três escrutinadores e revisadas pela mesma quantidade de cardeais. Ao final, as cédulas, depositadas em urnas de bronze, são retiradas e levadas para o forno - no qual são queimadas.

Para a obtenção da cor branca ou escura da fumaça, vista na Praça de São Pedro, símbolo da decisão dos cardeais, é adicionada à queima das cédulas de papel um produto químico. A fumaça pode ser  vista, da chaminé da capela, por cinco minutos.  

O primeiro dia de votações do conclave que elegerá o sucessor do papa emérito Bento XVI aacabou sem consenso. A fumaça escura, indicando a ausência de decisão, foi vista na chaminé da Capela Sistina por volta das 19h40 (15h40 de Brasília). O cálculo dos vaticanistas - especialistas em Vaticano - é que o conclave dure, no mínimo, três dias e, no máximo, 11.

A Praça São Pedro, que fica em frente à capela, lotou de repente ontem, no fim da tarde. Fiéis, religiosos e curiosos das mais diversas nacionalidades, que ignoraram a chuva fina e aguardaram para ver a cor da fumaça, não esconderam a decepção com a cor escura. A noite de ontem foi um dos dias mais frios da semana, em Roma, registrando 8 graus Celsius.

O resultado da primeira votação foi divulgado – por meio apenas da fumaça – cerca de duas horas depois de os cardeais se reunirem no conclave. Participaram os 115 cardeais - inclusive o italiano Antonio Maria Vegliò, de 75 anos, que durante a missa da manhã passou mal e foi socorrido.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário