one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dilma Rousseff participa da cerimônia de abertura da cúpula do Brics, acompanhada dos presidente da China, da África do Sul, da Rússia e do primeiro ministro da Índia

Imagem:

Compartilhar:

Superação da pobreza é a meta de todos, ressalta Dilma

Criado em 27/03/13 07h37 e atualizado em 27/03/13 07h46
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Presidenta Dilma Rousseff participa da cerimônia de abertura da V cúpula do BRICS, acompanhada do senhor Xi Jinping Presidente da China, do senhor Jacob Zuma Presidente da África do Sul, do senhor Vladimir Putin Presidente da Federação da Rússia e do senhor Manmohan Sing, primeiro ministro da Índia
Dilma Rousseff participa da cerimônia de abertura da cúpula do Brics, acompanhada dos presidente da China, da África do Sul, da Rússia e do primeiro ministro da Índia (Roberto Stuckert Filho/Presidência da Republica)

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (27), durante a 5ª Cúpula do Brics (bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul) em Durban, na África do Sul, que a meta de todos é a superação da pobreza. Ela lembrou, porém, que esse objetivo é apenas o começo de um esforço conjunto que inclui uma série de ações para o desenvolvimento dos países que integram o grupo. Dilma ressaltou que o Brasil conquistou avanços, mas que o empenho é mantido pelo governo.

“A superação da miséria é apenas o fim do começo”, destacou a presidenta na abertura da cúpula. Ela reiterou que em decorrência dos modelos de desenvolvimento econômico e social adotados no Brasil, o país conseguiu atingir a meta do milênio, fixada pelas Nações Unidas, de superar a renda mínima de US$ 1,25 por pessoa.

Leia também:

Brics fecha acordo para criar banco do grupo

Conselho Empresarial do Brics ampliará negócios e cooperação econômica no bloco

A presidenta disse ainda que as políticas públicas executadas no Brasil visam a transformar cidadãos em consumidores, ampliando o mercado interno e as oportunidades. Dilma lembrou que os países do Brics podem ter “histórias diferentes”, mas têm metas semlhantes. “É a responsabilidade com o mundo que está surgindo”, acrescentou.

Dilma reiterou que cada vez mais os cinco países do Brics (o Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul) conquistam espaço no cenário internacional. “Estamos amparados em uma visão de futuro de que nossos países vão ocupar cada vez mais um papel relevante”.  
  
Antes da abertura da cúpula, Dilma participou de um café da manhã com os líderes do Brics - os presidentes Jacob Zuma (África do Sul), o anfitrião, Vladimir Putin (Rússia) e Xi Jinping (China), além do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.
 
Em 2012, o Produto Interno Bruto (PIB) combinado dos países do bloco atingiu US$ 15 trilhões. Pelos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brics respondeu por 21% do PIB mundial em valores nominais e por 27% do PIB global, se comparada a paridade de poder de compra.

O Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul ocupam juntos 26% da área terrestre do planeta, abrigando 42% da população mundial e reunindo 45% da força de trabalho global.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário