one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conflitos na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Transição para democracia nos países arábes pode falhar se não houver melhorias sociais, diz ministro

Criado em 27/03/13 10h00 e atualizado em 27/03/13 10h19
Por Lia Kunzler Edição:Graça Adjuto Fonte: Enviada Especial da EBC

Conflitos na Síria
Conflitos na Síria (Télam)

Túnis - O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, disse hoje (27) que a transição para a democracia nos países árabes pode falhar caso a população não seja beneficiada por melhorias sociais e ganho de direitos. Ele discursou durante mesa-redonda no Fórum Social Mundial, na Tunísia.

"Aqui a democracia ainda é incipiente, muito frágil. É preciso que eles combinem esse trabalho de base com a mudança econômica concreta na vida das pessoas, para que ela se consolide como um processo estável e definitivo", disse.

Leia mais:

Fórum Social Mundial inicia discussões nesta quarta-feira


Um dos principais temas do fórum e um dos focos dos debates de hoje é a Primavera Árabe, a  revolução popular que  começou na Tunísia e tomou conta de países árabes na luta contra regimes não democráticos. O ministro ressaltou que a participação de movimentos sociais teve papel essencial no caso brasileiro.

"Ao mesmo tempo em que fazíamos a resistência à ditadura, fomos construindo um movimento social muito fincado nas bases, muito fundamentado nos trabalhos realizados nas periferias das grandes cidades. Combinamos a resistência à ditadura com a construção de poderosos movimentos sociais que foram depois essenciais na construção desse novo tipo de democracia".

Criado no Brasil em 2000, o Fórum Social Mundial está na décima-terceira edição. A tradição da participação brasileira se manteve este ano e é possível ver faixas de sindicatos e movimentos sociais por toda parte. O Brasil montou uma tenda dentro do fórum onde são mostradas iniciativas como a Lei da Ficha Limpa.

Defensor dos direitos indígenas, Plácido Costa veio ao Fórum Social Mundial em busca de experiências de desenvolvimento que respeitem a natureza e as culturas. "O fórum é uma multiplicidade de vozes que está dizendo ao mundo que outro mundo é possível. Você tem experiências no mundo todo que estão sendo realizadas e não têm visibilidade", disse.

O Fórum Social Mundial ocorre até o dia 30 de março. Mais de 70 mil pessoas são esperadas pela organização em cerca de 1.500 atividades durante todo o evento.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário