one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em entrevista à Agência Brasil, Eleonora Menicucci lembra que mulheres, crianças e homossexuais são os principais alvos do tráfico de pessoas

Imagem:

Compartilhar:

Unidade móvel levará assistência jurídica às mulheres da floresta

Criado em 19/03/13 17h46 e atualizado em 19/03/13 17h55
Por Thais Leitão Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Brasília – A primeira unidade móvel de atendimento às mulheres do campo e da floresta vítimas de violência deve ser entregue até o fim de junho, segundo informou hoje (19) a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. Ao todo, serão disponibilizados 54 ônibus adaptados para que equipes multidisciplinares ofereçam assistência social, jurídica e psicológica às vítimas.

De acordo com a ministra, as unidades, cuja compra está em fase final de licitação, ajudarão a interiorizar o enfrentamento da violência de gênero no país. A previsão era que a entrega começasse a ser feita este mês, conforme informou no ano passado a Agência Brasil, mas houve atraso no processo licitatório.

“Há muitas comunidades do campo e da floresta que ficam distantes dos municípios considerados polos, onde há delegacias ou núcleos especializados de atendimento a vítimas de violência. Estamos terminando a licitação dos ônibus e espero poder anunciar a entrega da primeira unidade até junho”, disse a ministra, ao participar da abertura do Seminário Internacional Políticas Públicas para Mulheres Rurais na América Latina e no Caribe, em Brasília. Até amanhã (20), representantes de 32 países participam dos debates, que são preparatórios à 12ª Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe, marcada para outubro, na República Dominicana.

Segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a distribuição das unidades móveis está sendo definida com a ajuda de movimentos ligados às trabalhadoras do campo, e depende de pactuação com as prefeituras, o que só poderá ocorrer após a homologação do resultado da licitação para compra dos veículos, prevista para abril. Os gestores municipais ficarão responsáveis pela equipe que prestará atendimento nos ônibus.

Ao defender o combate à violência de gênero que, em sua avaliação, impacta diretamente a ocorrência de todos os outros tipos de violência no país, a ministra lembrou o lançamento, na semana passada, do Programa Mulher, Viver sem Violência. A iniciativa prevê a construção, até 2014, de centros que integrarão serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para o trabalho, emprego e renda em todas as 27 capitais brasileiras. A ministra acrescentou que o governo espera levar a iniciativa para o interior do país, construindo os centros, chamados Casa da Mulher Brasileira, também em áreas rurais. Questionada sobre o prazo para a interiorização da iniciativa, Eleonora Menicucci disse que será numa segunda etapa, após 2014.

A ministra acrescentou que sem o enfrentamento à “chaga” da violência de gênero nas áreas rurais, será “impossível incluir as mulheres em políticas públicas e oferecer-lhes instrumentos que as retire do confinamento do espaço doméstico, seja onde for, num palácio ou num casebre”, disse, lamentando a escassez de dados relativos à violência de gênero no campo brasileiro.

Segundo o Mapa da Violência 2012, publicado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, mais de 92 mil mulheres foram assassinadas no país entre os anos de 1980 e 2010, tendo quase metade dessas mortes se concentrado apenas na última década. Em 2011, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do Ministério da Saúde, registrou 70.270 atendimentos a mulheres vítimas da violência. A maioria delas tinha entre 15 e 29 anos e foi agredida por maridos ou namorados.

Veja aqui a galeria de imagens

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário