one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os cardeais começaram, nesta terça-feira, a reunião que definirá o novo líder da Igreja Católica

Imagem:

Compartilhar:

Vaticano reforça esquema de segurança para o conclave

Criado em 13/03/13 06h11 e atualizado em 13/03/13 10h15
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte: Enviada Especial da EBC

Conclave
Para garantir o isolamento dos cardeais durante as votações, os sinais de internet e telefone celular são cortados (Reprodução/TV Vaticano)

Vaticano – Nos últimos dias, o esquema de segurança para a semana do conclave tem sido alterado e reforçado na área em volta da Praça de São Pedro. Há policiais militares, municipais e à paisana, além da Guarda Suíça Pontifícia – que faz a segurança do papa –, em praticamente todas as ruas do Vaticano. Na rua em frente à praça, foi colocada uma cerca limitando a passagem dos pedestres e veículos.

Ouça a matéria da Radioagência Nacional:

A cobertura jornalística do conclave é tensa. As informações são mínimas, pois o juramento de sigilo envolvendo os 115 cardeais que são eleitores e a equipe de suporte – cerca de 90 profissionais de várias áreas – é utilizado como justificativa para limitar a transmissão de dados.

Leia mais:

Segundo dia do conclave terá quatro votações e fumaça poderá ser vista em dois momentos

Fiéis esperam papa próximo ao povo, humano e moderno

Para garantir o isolamento dos cardeais durante as votações, os sinais de internet e telefone celular são cortados. Os cerca de 5,6 mil jornalistas disputam os poucos cabos de internet na tentativa de transmitir suas informações para os respectivos veículos.

A estrutura montada é insuficiente e os funcionários demonstram surpresa com a quantidade de profissionais de imprensa. Em geral, cobrem o Vaticano como jornalistas fixos um grupo de 258 profissionais.

Repórteres cinematográficos e fotográficos sofrem com a limitação de locais nos quais podem fazer imagens. Na Praça de São Pedro, por exemplo, só em alguns trechos podem ser feitas imagens. Para filmar e fotografar as cerimônias e a missa, há um sistema de sorteio – elaborado pela assessoria do Vaticano – e de pool (quando um veículo se dispõe a transmitir as imagens para os demais).

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário