one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro.

Imagem:

Compartilhar:

Venezuela terá eleições dentro de 30 dias, Maduro é presidente interino

Criado em 06/03/13 01h45 e atualizado em 06/03/13 09h45
Por © Agência Lusa

Nicolás Maduro
Chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro. (Elza Fiúza/ABr)

Brasília - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Elías Jaua, anunciou hoje (6) que, em função da morte de Hugo Chávez na terça-feira (5), o vice-presidente, Nicolas Maduro, assumirá o cargo de presidente interino e que dentro de 30 dias haverá eleições presidenciais. "Foi o mandato que o comandante-presidente Hugo Chávez nos deu", disse Jaua ao canal de televisão Telesur.

Jaua não especificou se a eleição seria realizada dentro de 30 dias ou se a data seria escolhida neste prazo. O governo da Venezuela e a oposição apresentaram, nos últimos meses, interpretações divergentes da Constituição no caso da morte de Chávez, que foi reeleito presidente em outubro.

Leia também:

Maduro assume governo interinamente e Venezuela se prepara para novas eleições

Salva de 21 tiros homenageará Chávez nas principais cidades da Venezuela


Líderes políticos latino-americanos e do Caribe lamentam morte de Chávez
 

O líder da oposição Henrique Capriles, que perdeu as eleições para Chávez, pediu ao governo para "agir estritamente no âmbito do seu dever constitucional". A oposição defende que a Constituição indica que o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, deve assumir a liderança do país no caso de morte do presidente.

Mas antes de ir para Cuba para uma nova operação de câncer em dezembro, Chávez disse que Maduro devia assumir o poder caso ele ficasse incapacitado.

Governo de Chávez foi marcado por reforma do papel do Estado:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A Constituição indica que o presidente da Assembleia Nacional deve assumir o poder se o presidente morrer antes de tomar posse do novo mandato. Chávez não compareceu à posse agendada para 10 de janeiro, mas o Supremo Tribunal aprovou um adiamento e decidiu que não haveria interrupção entre governos.

Acusado por oposicionistas de governar como um ditador, Chávez foi eleito pelo voto em quatro pleitos, além de ter sido confirmado em um referendo em 2004.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário