one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O texto foi pouco debatido entre a ala de Mugabe e a do opositor de longa data, o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, e poucos são os eleitores que afirmam ter lido o documento.

Imagem:

Compartilhar:

Zimbábue realiza hoje referendo sobre nova Constituição

Criado em 16/03/13 16h40 e atualizado em 16/03/13 16h59
Por Agência Lusa

Mais de cinco milhões de eleitores  chamados a votar neste sábado (16) em um referendo sobre uma nova Constituição para o Zimbábue, que propõe reduzir os poderes presidenciais e fortalecer as competências do governo e do Parlamento.

Apesar destes pressupostos, o novo texto não impede Robert Mugabe, de 89 anos e o mais velho chefe de Estado africano, de se candidatar mais uma vez à presidência. Mugabe está no poder do Zimbábue há mais de três décadas, desde que o país conquistou a independência em 1980. Em teoria o atual presidente  poderá permanecer no poder até os 99 anos, já que a nova Constituição prevê reduzir para dois o número de mandatos presidenciais, em um máximo de dez anos, mas sem limite de idade.

O texto foi pouco debatido entre a ala de Mugabe e a do opositor de longa data, o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, e poucos são os eleitores que afirmam ter lido o documento. Tsvangirai e os seus apoiantes concordaram referendar este texto, na expectativa de que permita a realização de eleições livres e ponha fim à repressão política e ao declínio econômico no país.

Tanto Robert Mugabe como Morgan Tsvangirai manifestaram-se favoráveis à aprovação da nova Constituição. Desde 2000 as eleições presidenciais no Zimbábue resultam em violência. Em 2008, foi preciso que Tsvangirai retirasse a candidatura, entre os dois turnos, para evitar a guerra civil.

Na véspera do referendo, na sexta-feira, as agências internacionais noticiaram que sete membros do partido de Morgan Tsvangirai tinham sido agredidos por apoiantes de Mugabe quando colavam cartazes em um município de Harare, capital do país.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário