one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O governo norte-coreano ofereceu ajuda para que estrangeiros deixem o país.

Imagem:

Compartilhar:

Brasil decide manter embaixada enquanto avalia comunicado da Coreia do Norte

Criado em 05/04/13 13h45 e atualizado em 05/04/13 18h54
Por Renata Giraldi Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Coreia do Norte
O governo norte-coreano ofereceu ajuda para que estrangeiros deixem o país. (mardruck / Creative Commons)

Brasília – O governo do Brasil pretende manter, por enquanto, a Embaixada do Brasil na Coreia do Norte em funcionamento. No local, estão o embaixador Roberto Colin e um funcionário. A embaixada foi aberta em 2009. O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, confirmou ter recebido o aviso do governo norte-coreano de que todas as representações estrangeiras terão apoio, se quiserem retirar seus funcionários do país.

A Embaixada do Brasil na Coreia do Norte  recebeu hoje (5) o comunicado do governo norte-coreano instruindo as representações diplomáticas a informarem sobre a necessidade de apoio logístico para a saída de seus funcionários do país. Segundo o Itamaraty, não houve decisão sobre a retirada dos funcionários brasileiros. Porém, o assunto está sob análise.

ACOMPANHE TAMBÉM:
- Governo avalia possível saída de diplomata brasileiro da Coreia do Norte
- Coreia do Norte sugere que diplomatas russos saiam do país
- Fidel diz que é dever de todos impedir uma guerra nuclear na Península Coreana
- Coreia do Norte mobiliza segundo míssil de médio alcance, dizem sul-coreanos

Em situação de emergência, o Itamaraty informou que a Embaixada do Brasil na Coreia do Norte pode passar a desempenhar as atividades em Dandong, na China, que fica a quatro horas (por terra) do território norte-coreano. A Embaixada do Brasil também possui um abrigo subterrâneo e gerador próprio.

A Embaixada do Brasil em Pyongyang, capital da Coreia do Norte, informou ao Itamaraty que os brasileiros que vivem no país são a mulher do embaixador da Palestina e a filha caçula, assim como o embaixador do Brasil e a família dele – mulher e filho - além de um funcionário administrativo.

Ontem (4), o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, ressaltou a preocupação do governo brasileiro com a possibilidade de conflito nuclear na Península Coreana. “O que nós esperamos é que essa retórica se revele nada mais do que retórica e não desencadeie um conflito armado”, disse ele, na audiência pública na Comissão de Relações Exteriores, no Senado.

No último dia 31, a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), da qual faz parte o Brasil, emitiu nota expressando preocupação com a possibilidade de uma guerra nuclear entre as duas Coreias. No texto, os governos defenderam a preservação da paz e da segurança, apelando pelo diálogo como meio adequado para pôr fim às diferenças.

As relações comerciais entre o Brasil e a Coreia do Norte são consideradas modestas pelas autoridades brasileiras. Mas há informações de que existem empresários brasileiros interessados em estabelecer relações econômicas e comerciais com o país. Em 2008, o intercâmbio comercial chegou a US$ 375 milhões.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário