one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente Uruguaio José Mujica defende consulta popular para lei sobre aborto

Imagem:

Compartilhar:

Brasil e Uruguai devem demonstrar os benefícios mútuos da integração, diz Mujica

Criado em 24/04/13 11h41 e atualizado em 24/04/13 11h54
Por Renata Giraldi* Edição:Lílian Beraldo Fonte:

Mujica defende consulta popular para lei sobre aborto
O presidente Uruguaio José Mujica (Télam)

Brasília – Em um encontro com empresário brasileiros e uruguaios, o presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, disse ontem (23) que o caminho para avançar é o da integração mútua. Segundo Mujica, a integração é a alternativa, por exemplo, para o momento atual, que ele julga, de paralisia do Mercosul. Ele ressaltou que os avanços econômicos estão associados aos sociais e às conquistas que a América Latina têm obtido.

“O Uruguai deve fazer uma experiência com o governo brasileiro, considerando que o Mercosul está paralisado, demonstrando ao resto da América Latina que a integração verdadeira gera benefícios mútuos”, ressaltou Mujica durante reunião de empresários da Câmara Uruguaia-Brasileira, em Punta del Este. “Não somos perfeitos, mas no contexto de América Latina, este [o Uruguai] é um país profundamente honesto, que demonstrou cumprir com suas obrigações”, disse ele, lembrando que a América Latina avança nas áreas econômica e sociais.

Mujica defendeu a busca por parcerias que levem à construção de um espaço econômico sólido e eficiente. “A integração federal, aberta, leva à construção de um sólido espaço econômico, que será uma ferramenta de autodefesa para as gerações que vão vir. Por isso a resposta está na associação e corporação”, destacou.

No discurso, o presidente acrescentou que o Brasil é um país de caráter continental que deve assumir uma posição de liderança. “É a época de construir um sistema de empresas transnacionais latino-americanas que devem ser comandadas pelo Brasil que deve buscar sócios em uma relação de ganhos e não [com o objetivo] de colonização”, disse.

“Nós planejamos isso para que a Argentina e o resto da América Latina ganhem coragem e partam para suas realizações, [e não fiquem apenas nos] acordos diplomáticos, na tentativa de obter a integração real”, disse o presidente. “É necessário vender um serviço competitivo que contribua para baixar custos em toda a região”, lembrando que não se pode ser ingênuo, pois há vários interesses envolvidos.

 

*Com informações da Presidência da República do Uruguai    //    Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário