one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pezinho de recém-nascido

Imagem:

Compartilhar:

Cerca de 3 milhões de bebês morrem anualmente no mundo

Criado em 16/04/13 11h06 e atualizado em 16/04/13 11h22
Por Renata Giraldi* Edição:Andrea Quintiere Fonte:Agência Brasil

Pezinho de bebê
O percentual de mortes de bebês subiu de 36%, em 1990, para 43%, em 2011, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) (Radilson Carlos Gomes)

Brasília – O número de bebês que morrem anualmente antes de completar o primeiro mês tem aumentado no mundo, apesar de uma redução no número global da mortalidade infantil. A estimativa é que ocorram todos os anos cerca de 3 milhões de mortes, principalmente na Ásia e África, segundo especialistas de 50 países, reunidos em Joanesburgo (África do Sul). O percentual de mortes de bebês subiu de 36%, em 1990, para 43%, em 2011, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Segundo a vice-presidenta da Unicef, Geeta Rao Gupta, cerca de 6,9 milhões de crianças morreram antes de completar 5 anos e 3 milhões, após o nascimento. A maioria das mortes dos recém-nascidos ocorre no Sudeste da Ásia e na África Subsaariana.

De acordo com especialistas, as principais causas de mortes neonatais são complicações ligadas a partos prematuros e durante o nascimento, assim como a ausência de cuidados adequados para as mães.

A mulher do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, Graça Machel, disse que pelo menos dois terços das mortes podem ser evitadas. Segundo ela, há medidas simples e baratas que podem salvar vidas. "[Infelizmente] O que ainda não mudou foi a nossa atitude, de agir com urgência, não como se nada fosse", disse Machel.

O diretor de Saúde Familiar da Fundação Bill e Melinda Gates, Gary Darmstadt, disse que, apesar do aumento dos níveis de conhecimento sobre a mortalidade neonatal, os recém-nascidos continuam a morrer. "O número de mortes de recém-nascidos aumentou nos últimos anos na África Subsaariana, apesar da redução da mortalidade infantil e materna", disse Darmstadt.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Andrea Quintiere

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário