one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeiras da Coreia do Norte

Imagem:

Compartilhar:

China apela à “calma e contenção” na península coreana

Criado em 03/04/13 09h53 e atualizado em 03/04/13 09h55
Por © Agência Lusa

Bandeiras da Coreia do Norte
Autoridades norte-coreanas bloquearam o acesso de trabalhadores sul-coreanos ao complexo industrial de Kaesong, junto à fronteira entre os dois países (John Pavelka/Wikimedia Commons)

A China apelou nesta quarta-feira (3) à "calma e contenção" na península coreana, depois de as autoridades norte-coreanas terem bloqueado o acesso de trabalhadores sul-coreanos ao complexo industrial de Kaesong, junto à fronteira entre os dois países.

"Nas atuais circunstâncias, a China defende que todas as partes devem adotar uma postura de calma e contenção", disse o porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Hong Lei.

O bloqueio a Kaesong foi o último ato de uma contínua escalada norte-coreana, iniciada em dezembro com o lançamento de um míssil de longo alcance e acentuada em fevereiro com um teste nuclear, duas iniciativas condenadas pela China, o seu principal aliado.

Na terça-feira, em Pequim, o vice-ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Zhang Yesui, encontrou-se com os embaixadores das duas Coreias e dos Estados Unidos para "exprimir séria preocupação acerca da situação na península (coreana)", revelou o porta-voz do Ministério.

A China exortou todas as partes a "não desencadearem ações que piorem a situação" e a "empenharem-se no diálogo e na melhoria das relações", disse Hong Lei.

Localizado a poucos quilômetros da fronteira, o complexo industrial de Kaesong, inaugurado em 2004, é o único projeto de cooperação econômica entre as Coreias.

Cerca de 53 mil norte-coreanos trabalham nas mais de 120 fábricas sul-coreanas do complexo, que serve como uma fonte vital de divisas para a empobrecida Coreia do Norte.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário