one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vista do Rio Tejo no Distrito de Santarém

Imagem:

Compartilhar:

Chuvas de fim de temporada alagam zona rural e isolam aldeias em Portugal

Criado em 02/04/13 09h11 e atualizado em 02/04/13 09h32
Por Gilberto Costa* Edição:Denise Griesinger Fonte:Correspondente da Agência Brasil / EBC

Rio Tejo distrito de Santarém (Portugal)
Vista do Rio Tejo no Distrito de Santarém (Fulviusbsas/CC)

Lisboa – As chuvas que caíram em Portugal durante o feriado da Páscoa (estendido à segunda-feira em diversas regiões do país) alagaram cidades e a área rural do distrito de Santarém, na região do Ribatejo, a nordeste de Lisboa.

Segundo a Agência Nacional de Proteção Civil (ANPC), as águas que caíram desde o final do inverno, até o princípio da primavera no hemisfério norte elevaram em sete metros o nível dos rios Zêzere e Tejo.

O tráfego de veículos ficou lento em mais de 20 estradas vicinais. Neste momento, há três aldeias isoladas em Santarém, por causa das enchentes e o abastecimento e transporte de emergência estão sendo feitos por bombeiros e pela ANPC.

O Ministério da Agricultura ainda não calculou o prejuízo que as chuvas causaram para a lavoura (culturas como tomate, batata, milho e tabaco), mas a avaliação prévia é de que as águas tenham desperdiçado o preparo do solo e adiem por três semanas o plantio. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, cerca de 80% dos produtos alimentares consumidos em Portugal são cultivados e extraídos no próprio país.

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera é de que grandes chuvas ocorram fora do continente hoje, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

*Com informações da Agência Lusa e da RTP

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário