one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plano de Paz entre governo e as FARC pretende por fim a conflito de 50 anos.

Imagem:

Compartilhar:

Conselho de Direitos Humanos da ONU discute processo de paz na Colômbia

Criado em 23/04/13 13h38 e atualizado em 23/04/13 18h43
Por Renata Giraldi e Leandra Felipe* Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Bandeira da Colômbia
As negociações por um acordo de paz na Colômbia começaram no ano passado e envolvem mediadores estrangeiros – Cuba, Noruega, Chile e Venezuela. A previsão do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, é fechar o acordo até dezembr(laloking97 / Creative Commons)

Brasília e Bogotá  – O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) analisa hoje (23), em Genebra, na Suíça, as negociações de paz entre as autoridades colombianas e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Os conflitos na Colômbia envolvendo integrantes das forças de segurança e das Farc já duram cerca de meio século. A discussão na ONU deve reunir representantes das Américas, da Europa, da Ásia e da África.

As negociações por um acordo de paz na Colômbia começaram no ano passado e envolvem mediadores estrangeiros – Cuba, Noruega, Chile e Venezuela. A previsão do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, é fechar o acordo até dezembro. Serão abordados cinco pontos, como a questão agrária e de proteção das vítimas.

O vice-presidente da Colômbia, Angelino Garzón, lidera a delegação do país, formada por 30 pessoas. O grupo está em Genebra para participar dos debates. Garzón adiantou que será mostrado o esforço para executar a meta de indenizações a cerca de 200 mil vítimas relativas à posse e uso de terra.

Também estará em discussão a denúncia de mortes provocadas durante combate entre guerrilheiros e forças de segurança. A diretora do Programa Presidencial de Direitos Humanos, Alma Bibiana Pérez, disse que a  Colômbia é um país que “reconhece e enfrenta” os desafios provocados pela desigualdade social e a  impunidade.

LEIA TAMBÉM:
- Congresso colombiano debate casamento gay

O vice-presidente ressaltou o compromisso do governo colombiano em chegar a um acordo de paz e enumerou os crimes que, segundo ele, as Farc devem interromper.

“Eles [as Farc] têm o dever para com o povo de comprometer-se a cessar todas as ações criminais e violentas contra a população civil, colocar fim ao recrutamento forçado de crianças e adolescentes, não usar minas terrestres e entregar as terras que despojaram”, disse Garzón. Para ele, esse compromisso é fundamental para o “processo de perdão e reconciliação” no país.

O representante da ONU para os Direitos Humanos na Colômbia, Todd Howland, considera que a situação no país mudou nos últimos dez a 15 anos. Na semana passada, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos excluiu a Colômbia da lista negra dos países mais vulneráveis no tema. Foi a primeira exclusão do país da relação em 12 anos.

No total, 13 países serão avaliados pelo conselho sobre o cumprimento de metas e obrigações relativas aos direitos humanos. A avaliação é feita a cada quatro anos e meio. Em geral, a ONU avalia a redução dos índices de pobreza, a impunidade e os desaparecimentos forçados.

Pela resolução, o conselho faz um exame periódico, baseado em informações objetivas e fiéis sobre o cumprimento por cada país de suas obrigações e compromissos no que se refere aos direitos humanos, na tentativa de garantir a universalidade e a igualdade. As sessões sobre o tema ocorrem em janeiro, fevereiro, maio e junho, além de outubro e novembro.

Desde ontem (22) até 1º de maio serão examinadas as situações em Burkina Faso, Cabo Verde, Colômbia, Uzbekistão, Tuvalu, Alemanha, Djibuti, Canadá, Bangladesh, Rússia, Azerbaijão, Camarões e Rússia.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão Telesur

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário