one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nicolás Maduro no ato de encerramento de sua campanha

Imagem:

Compartilhar:

Conselho Eleitoral da Venezuela diz que recontagem de votos manterá vitória de Maduro

Criado em 22/04/13 17h40 e atualizado em 22/04/13 17h58
Por Leandra Felipe Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Capriles e Maduro Venezuela Eleições
O presidente Maduro (esq.) e o opositor Capriles (dir.) (Télam)

Bogotá - O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) garantiu que a auditoria nas urnas não alterará o resultado obtido por Nicolás Maduro nas eleições de 14 de abril. O candidato derrotado Henrique Capriles pede que a verificação seja mais detalhada. 

A coordenação de campanha eleitoral de Capriles explicou que a auditoria esperada pela oposição compreende todos os elementos que compõem o processo eleitoral. "As doze mil caixas que serão auditadas vão demonstrar se há elementos suficientes para determinar se os resultados não correspondem a verdade", diz a nota da oposição.

O CNE tem dito repetidas vezes que a auditoria não altera a vitória de Maduro. "Foi gerada uma falsa expectativa sobre uma suposta recontagem dos votos, mas isso não existe e o resultado é irreversível", explicou a vice-presidenta do Conselho Eleitoral, Sandra Oblitas. Empossado na semana passada, Maduro venceu a Capriles com menos de dois pontos percentuais. 

A oposição alega que houve mais de 3.500 irregularidades durante a votação, com denúncias que incluem desde a existência de urnas fantasma, até votos registrados de pessoas mortas. O CNE rebate dizendo que o sistema eleitoral foi aprovado por observadores da União da Nações Sul-americanas (Unasul) e do Mercosul.

Após uma semana marcada de intensos protestos que deixaram oito mortos, a oposição aceitou a auditoria proposta pelo CNE, na véspera da posse de Maduro, na noite de quinta-feira (18). O processo deve durar 30 dias e será acompanhado por fiscais do governo e da oposição. Maduro foi eleito para substituir ao ex-presidente Hugo Chávez, falecido antes de tomar posse do mandato para o qual foi eleito em outubro do ano passado. 

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário