one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conselho de Direitos Humanos da ONU vota sobre criação de uma Comissão de Inquérito para apurar violações de direitos humanos na Coreia do Norte

Imagem:

Compartilhar:

EUA exigem à Coreia do Norte que acabe com as ameaças

Criado em 04/04/13 10h25 e atualizado em 04/04/13 16h04
Por Portal EBC*

O governo dos Estados Unidos enviou o navio destruidor USSFitzgerald para a Coreia do Siul
O governo dos Estados Unidos enviou o navio destruidor USSFitzgerald para a península da Coreia (United States Navy / Creative Commons)

Os Estados Unidos exigiram na quarta-feira (3) à Coreia do Norte que acabe com as ameaças, depois de os dirigentes de Pyongyang terem anunciado a aprovação de um ataque militar ao país. De acordo com o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Caitlin Hayden, as ameaças “não ajudam e não são construtivas”.

O porta-voz criticou a escalada de declarações perigosas por parte do governo norte-coreano. Segundo Hayden, elas “servem apenas para isolar ainda mais a Coreia do Norte do resto da comunidade internacional e minar seu objetivo de desenvolvimento econômico”.

LEIA TAMBÉM:
- Coreia do Norte ameaça encerrar atividades em complexo industrial
- Governo brasileiro avalia que tensão na Península Coreana ficará na retórica

“A Coreia do Norte deve acabar com as suas ameaças provocatórias e em vez disso concentrar-se em respeitar as suas obrigações internacionais”, insistiu Hayden.

Sistema antimísseis

Como medida preventina, o Pentágono anunciou que vai colocar um sistema antimísseis na base norte-americana de Guam, no Pacífico. “Este posicionamento fortalecerá as capacidades para defender os cidadãos norte-americanos do território de Guam e as forças ali estacionadas”, aponta um comunicado do Departamento de Defesa norte-americano.

O Terminal de Defesa de Alta Altitude, nome técnico do sistema antimísseis, será enviado nas próximas semanas para Guam. Ele é o único existente capaz de destruir mísseis de curto e médio alcance, dentro ou fora da atmosfera terrestre.

Depois de ser alvo de novas sanções da ONU devido a novo ensaio nuclear, Pyongyang anunciou em 26 de março ter colocado os seus mísseis e unidades de artilharia “em posição de combate” com a Coreia do Sul, Estados Unidos e bases militares norte-americanas no Pacífico, como Guam e Hawaii.

Na terça-feira (2), foi tornada pública a decisão dos EUA de enviarem para a região da península coreana dois navios de guerra, os contra-torpedeiros Decatur e John McCain.

O secretário da Defesa norte-americano Chuck Hagel, afirmou nesta quinta-feira (4) que as ameaças da Coreia do Norte representam um “perigo real e claro” para os interesses norte-americanos e de aliados como a Coreia do Sul e Japão. Falando na Universidade Nacional de Defesa, Hagel sublinhou que Pyongyang tem capacidade nuclear e que a ameaça deve ser “levada a sério”, adiantando que decorrem contatos com Pequim para “acalmar a situação”.

* Com informações da agência de notícias de Portugal, Lusa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário