one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cerca de 18 milhões de eleitores votaram na Venezuela

Imagem:

Compartilhar:

Falha de segurança de urnas não tira credibilidade de eleições, diz campanha de Capriles

Criado em 04/04/13 20h21 e atualizado em 04/04/13 20h36
Por Leandra Felipe * Edição:Fábio Massalli Fonte:Correspondente Agência Brasil/EBC

Cerca de 18 milhões de eleitores votaram na Venezuela
Cerca de 18 milhões de eleitores votaram na Venezuela em 2012 (Agência Lusa)

Bogotá - Após reunião entre coordenadores da campanha presidencial na Venezuela dos candidatos Nicolás Maduro e Henrique Capriles, além da Força Armada Nacional Bolivariana e o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) na tarde de hoje (4), o grupo concluiu que a falha de segurança - que permitiu que partidários da campanha de Maduro tivessem acesso às senhas das urnas eletrônicas - não põe em dúvida a credibilidade do sistema para votação presidencial de 14 de abril.

A denúncia foi apresentada na quarta-feira (3), pelo comando de Capriles ao CNE do país. O grupo reunido hoje concluiu que o incidente não afetará a segurança e credibilidade do sistema eleitoral e nem os resultados das eleições.

O chefe do comando de campanha de Henrique Capriles, Henri Falcón, explicou, durante a reunião, que a reclamação apresentada ao CNE questiona a informação de que um técnico eleitoral do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSVU) teria a senha para iniciar as urnas eletrônicas. "Foi um questionamento que fizemos ontem, mas agora vemos que a senha não compromete o segredo do voto e nem os resultados", disse Falcón.

Após a reclamação, o CNE informou em diversas entrevistas que o sistema é inviolável e em nota publicada no jornal diário El Universal o Conselho explicou que "reprogramar os equipamentos é inviável antes do dia 14 de abril", e detalhou que a senha só serve para inicializar o equipamento. "A senha é conhecida por representantes do chavismo e da oposição", disse na nota o CNE.

* Com informações da Agência Venezuelana de Notícias (AVN)

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário