one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Efraín Ríos, ex-presidente da Guatemala

Imagem:

Compartilhar:

Justiça da Guatemala reconvoca audiência sobre denúncias contra ex-presidente

Criado em 30/04/13 09h33 e atualizado em 30/04/13 10h18
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Efraín Ríos, ex-presidente da Guatemala
Efraín Ríos, ex-presidente da Guatemala (©Télam)

Brasília – O Alto Tribunal (o equivalente à Suprema Corte) da Guatemala deverá ouvir hoje (30) depoimentos sobre denúncias de genocídio e crimes contra a humanidade durante o governo do ex-presidente Efraín Ríos Montt, de 86 anos. A audiência foi reconvocada depois de ser suspensa no último dia 19 – a segunda suspensão ocorrida apenas este ano.

O juiz Jazmín Barrios, do Primeiro Tribunal de Mayor Riesgo, convocou a audiência. Efraín Ríos é denunciado pelo Centro para a Ação Legal de Direitos Humanos, representado pelo advogado Héctor Reyes. Em decorrência da suspensão das audiências, o processo retrocedeu à etapa das interpelações.

Efraín Ríos é acusado de envolvimento nos assassinatos de 1.700 indígenas, no período de 1982 a 1983, assim como na violação e tortura de mulheres. Segundo denúncias, a maioria das violações contra mulheres foi cometida por integrantes do Exército na região de Xalbal, no município de Ixcán.

De acordo com as vítimas, várias mulheres foram sequestradas por militares e utilizadas como  "escravas sexuais"  durante várias semanas. Ríos Montt e o ex-chefe do Serviço de Inteligência do governo José Rodríguez são julgados por um massacre considerado o mais cruel da história da Guatemala.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur 

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário