one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


John Kerry deve ser indicado ainda hoje secretário de Estado dos Estados Unidos

Imagem:

Compartilhar:

Lançamento de míssil norte-coreano seria grande erro, diz Kerry

Criado em 12/04/13 12h29 e atualizado em 12/04/13 12h35
Por © Rádio França Internacional

O secretário de Estado americano, John Kerry, disse nesta sexta-feira (12) em visita à Coreia do Sul que o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, cometerá um grande erro se continuar com seus planos de disparar um míssil. "Se Kim Jong-Un decidir lançar um míssil, seja sobre o mar do Japão ou em qualquer outra direção, estará escolhendo obstinadamente ignorar a comunidade internacional", disse Kerry aos jornalistas em Seul.

Leia também:

Japão diz que está pronto para responder a qualquer ameaça da Coreia do Norte

Kerry declarou que a Coreia do Norte ficará ainda mais isolada se lançar uma guerra na região. "Os norte-coreanos querem alimentos, não um líder que mostre seus músculos", disse o chefe da diplomacia americana.

Kerry pediu uma vez mais à China, único aliado de peso da dinastia comunista norte-coreana, que procure acalmar Pyonyang. "Os dirigentes norte-coreanos devem se preparar para viver segundo as obrigações e os critérios internacionais, que eles aceitaram", declarou Kerry. "A China tem um enorme potencial para marcar a diferença sobre este tema", completou.

Amanhã, Kerry viajará a Pequim e no domingo irá ao Japão.

Em Seul, Kerry reuniu-se com a nova presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, manifestando apoio à "visão" do novo governo sul-coreano a favor da construção de um vínculo de confiança com a Coreia do Norte. A chegada da nova presidente ao poder coincidiu, no entanto, com a escalada verbal norte-coreana.

A visita de Kerry coincide com a divulgação de um documento militar nos Estados Unidos segundo o qual a Coreia do Norte já teria capacidade de desenvolver uma ogiva nuclear pequena o suficiente para ser lançada por um míssil. A informação, que veio da inteligência militar americana, aumentou os temores em países que podem ser alvo de um ataque de Pyongyang, como o Japão. Mas ela foi desmentida pelo próprio Pentágono.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul também disse, através de um porta-voz, que os norte-coreanos ainda não têm o domínio sobre essa tecnologia, embora já tenham realizado três testes nucleares.

Imagens divulgadas pela Coreia do Norte mostraram a população se preparando para as festas de comemoração do aniversário do fundador da república comunista, Kim Il-Sung, avô do atual ditador, Kim Jong-Un.

O Japão e as forças americanas estacionadas na região mantêm o estado de alerta máximo diante da possibilidade de Pyongyang lançar mísseis de médio alcance de sua costa leste a qualquer momento.

*Com a correspondente em Tóquio, Claudia Sarmento

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário