one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ex-primeira-ministra Margaret Thatcher recebe de George H. W. Bush a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior honraria civil concedida pelos Estados Unidos

Imagem:

Compartilhar:

Líderes europeus destacam legado de Margaret Thatcher

Criado em 08/04/13 13h35 e atualizado em 08/04/13 17h43
Por Renata Giraldi* Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Margaret Thatcher 1
Margaret Thatcher em visita aos Estados Unidos (U.S. Military/Wikimedia Commons)

Brasília – Líderes políticos europeus lamentaram hoje (8) a morte da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, de 87 anos. Eles lembraram a influência dela no cenário político mundial, dizendo que a ex-premiê ficará para a história. “Perdemos uma grande líder, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica”, disse o primeiro-ministro britânico, David Cameron, em comunicado oficial.

Em visita à Espanha e à França, Cameron decidiu antecipar o retorno a Londres, após ser informado sobre a morte de Margaret Thatcher. A rainha Elizabeth II também reagiu à morte, dizendo-se “triste”, segundo nota do Palácio de Buckingham.

LEIA TAMBÉM:
- Thatcher vai receber honras militares em cerimônia fúnebre

Ouça reportagem na Radioagência Nacional:

“A rainha ficou triste ao ouvir as notícias sobre a morte da baronesa Thatcher. Sua majestade irá enviar uma mensagem privada de condolências e solidariedade para com a família”, diz o texto.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, definiu a ex-primeira-ministra como “uma grande estadista” e uma “participante circunspecta, mas empenhada” na construção europeia.

VEJA GALERIA DE FOTOS DE MARGARET THATCHER:

O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev destacou que Margaret Thatcher “ficará para a história”. "Margaret Thatcher era uma grande personalidade política e uma pessoa brilhante. Ficará nas nossas memórias e na história", disse Gorbachev, de 82 anos, que informou ter encontrado com a ex-premiê “há alguns anos”.

O ex-presidente da Polônia e líder do Sindicato Solidariedade, Lech Walesa, ressaltou que a ex-primeira-dama foi uma das responsáveis pelo fim do comunismo na Europa.

"Foi uma grande personalidade que fez muitas coisas pelo mundo, que contribuiu para a queda do comunismo na Polônia e no Leste da Europa, com [o falecido presidente americano] Ronald Reagan, o papa João Paulo II e o Sindicato Solidariedade", disse Walesa.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário