one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


200 mil participam de manifestação por educação gratuita no Chile

Imagem:

Compartilhar:

Mais de 200 mil participam de manifestação por educação gratuita no Chile

Criado em 11/04/13 20h41 e atualizado em 11/04/13 21h00
Por Portal EBC*

200 mil participam de manifestação por educação gratuita no Chile
200 mil participam de manifestação por educação gratuita no Chile (Télam)

Brasília - Manifestação estudantil no Chile por educação gratuita reuniu mais de 200 mil pessoas nesta quinta-feira (11), apesar do anúncio do governo de Sebastian Piñera da criação de um fundo de 154,4 milhões de dólares para o ensino médio no país.

A marcha superou as expectativas da organização e fechou a semana marcada por greves em portos, minas e de trabalhadores da cultura. Além de estudantes universitários e secundaristas, sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores também participaram do protesto que pede aos candidatos presidenciais que discutam projetos concretos para a área.

Estudantes de nível primário e de pós-graduação, professores de colégios e dirigentes sindicais se encontraram na Alameda, a principal avenida da capital chilena Santiago, com lenços, cartazes e tambores.Os manifestantes partiram às 11h da Praça Itália no centro da capital, passaram  pelas principais avenidas de Santiago com bandeiras de diferentes organizações estudantis secundaristas, universitárias e políticas e outras que se somaram ao longo do trajeto.

Mostras artísticas de dança, teatro e pessoas caracterizadas de diferentes personagens da política chilena também fizeram parte da manifestação, recebida com apalusos e papel picado durante o trajeto.Como ocorreu durante todo o ano anterior, o segundo de protestos contínuos por parte dos estudantes, a manifestação terminou com alguns incidentes isolados provocados por jovens encapuzados durante o ato cultural preparado para o encerramento da marcha.

Pelo número de pessoas que participaram, a manifestação lembrou as 6 mil mobilizações realizadas em 2011 que colocaram que cheque o governo. Em seu último ano de mandato, Piñera tem uma aprovação de 30% nas pesquisas de opinião. As famílias chilenas tem que pagar até 900 dólares mensais em universidades públicas para que seus filhos estudem.

* Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Télam

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário