one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A entrada de moeda estrangeira começa o mês com resultado positivo

Imagem:

Compartilhar:

Medidas de austeridade na zona do Euro afetam investimentos em países pobres

Criado em 03/04/13 11h11 e atualizado em 03/04/13 11h23
Por Renata Giraldi* Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Fluxo Cambial
Medidas de austeridade na zona do Euro afetam investimentos em países pobres (Grupo P7 - Mais Europa/Creative Commons)

Brasília – A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) registrou, pelo segundo ano consecutivo, redução nos percentuais de investimento dos países-membros em ações para o desenvolvimento de países mais atrasados. Para os especialistas da organização, a redução se deu pelas medidas de austeridade adotadas por vários países-membros, principalmente da zona do euro.

Dos países analisados, 15 apresentaram redução no volume de investimentos. Os percentuais mais expressivos foram registrados justamente nos países mais atingidos pela crise na Europa: Espanha (49,7%), Itália (34,7%), Grécia (17%) e Portugal (13,1%).

"É preocupante que as dificuldades orçamentais nos nossos países-membros tenham levado a uma segunda quebra consecutiva da ajuda total, mas é reconfortante que, apesar da crise, nove países tenham conseguido aumentar a ajuda", disse o secretário-geral da OCDE, Angel Gurria.

Em 2012, os Estados-membros da OCDE forneceram US$ 125,7 bilhões em ajuda ao desenvolvimento. Os maiores doadores, em volume, foram Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Japão. Já o país que mais aumentou o percentual de ajuda para o desenvolvimento foi a Turquia, pelo apoio aos refugiados sírios e aos países do Norte de África

A organização afirmou que a ajuda para projetos e programas bilaterais essenciais, que excluem ajuda humanitária e medidas de apoio à dívida, subiu 2% no ano passado. "O estudo indica uma alteração da ajuda, dirigida para países de rendimento médio no Extremo Oriente, na Ásia do Sul e Central, sobretudo, China, Índia, Indonésia, Paquistão, Sri Lanka, Uzbequistão e Vietnã, e provavelmente este aumento será na forma de empréstimos bonificados", disse.

A OCDE previu também uma estagnação da ajuda para os países mais atrasados e com níveis de pobreza mais elevados, como Burundi, Chade, Madagascar, Malaui e Níger.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
 

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário