one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As medidas são para tentar conter os impactos da crise econômica na zona do euro

Imagem:

Compartilhar:

Portugal espera ampliação de prazo para pagamento da dívida externa

Criado em 12/04/13 06h49 e atualizado em 12/04/13 07h24
Por Gilberto Costa Edição:Graça Adjuto Fonte: Correspondente da Agência Brasil

Euro
A Grécia já se beneficiou com a ampliação de prazos de pagamento e a Irlanda também poderá ganhar mais tempo. (Will Spaetzel/ Creative Commons)

Lisboa – Ministros de Finanças da Europa reúnem-se hoje (12) e amanhã em Dublin, na Irlanda. Eles vão discutir a possibilidade de Portugal ganhar mais tempo para pagar o montante principal da dívida externa, contraída a partir do programa de ajustamento econômico iniciado em 2011.

Há informações de que em Lisboa a chamada extensão da maturidade da dívida poderá ter até mais sete anos, suavizando o pagamento do empréstimo concedido pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). A Grécia já se beneficiou com a ampliação de prazos de pagamento e a Irlanda também poderá ganhar mais tempo.

Iniciada com ministros dos 13 países que adotam o euro, a reunião tem caráter informal. A eventual prorrogação de prazos deve ser acertada entre o governo português e a Troika (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia).

Apesar de a reunião não ser decisória, o governo de Portugal tem grande expectativa de que alguma sinalização possa sair. “Eu quero ter esperança e essa negociação para Portugal é muito importante, ao fim de dois anos de esforços muito duros e de sacrifícios partilhados por toda a sociedade portuguesa”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, após almoço com o chanceler brasileiro Antonio Patriota.

Portugal “merece” pagar os empréstimos “em condições razoáveis e não em condições impossíveis”, disse Portas, após citar a escritora naturalizada brasileira Clarice Lispector (morta em 1977): “se eu não tiver esperança apenas vivo, mas não posso prometer nada à vida que eu vivo”.

Em Dublin, a apresentação das condições econômicas de Portugal será feita pelo ministro das Finanças, Vitor Gaspar. Ele mostrará números que demonstram que Portugal conseguirá conter o déficit público apesar de o Tribunal Constitucional ter considerado ilegal quatro medidas do Orçamento do Estado.

Os demais ministros europeus de Finanças esperam ouvir ainda está como será feita a compensação de mais de 1,3 bilhão de euro, o que o governo português deverá resolver este ano após a decisão do Judiciário.

Em médio prazo, os credores esperam que o governo corte despesas permanentes, o que deverá implicar a demissão de funcionários públicos, o enxugamento de gastos sociais e a privatização de empresas estatais.

Ainda neste mês, uma missão da Troika voltará a Portugal para observar as contas públicas. Também é esperado que o governo faça o balanço de gastos no primeiro trimestre de 2013. Para maio, Portugal espera receber mais 2 bilhões de euros do empréstimo do programa de ajustamento econômico.

Em princípio, a intervenção dos credores estrangeiros vai até meados de 2014. Até lá o governo português espera poder retornar aos mercados financeiros internacionais e negociar títulos da dívida.

Edição: Graça Adjuto

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário