one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Após 33 anos de reinado, a rainha Beatrix abdicou oficialmente esta manhã em favor de seu filho mais velho, Willem-Alexander

Imagem:

Compartilhar:

Rainha Beatrix abdica e Willem-Alexander é o novo rei da Holanda

Criado em 30/04/13 10h22 e atualizado em 30/04/13 11h03
Por © Rádio França Internacional

Rainha da Holanda
Após 33 anos de reinado, a rainha Beatrix abdicou oficialmente esta manhã em favor de seu filho mais velho, Willem-Alexander (© Télam)

Os holandeses vivem um dia de festa com a entronização do novo monarca da família real Orange-Nassau. Após 33 anos de reinado, a rainha Beatrix abdicou oficialmente esta manhã em favor de seu filho mais velho, Willem-Alexander, que se tornou o mais jovem soberano da Europa.

Casado com a argentina Máxima, agora rainha da Holanda, o príncipe herdeiro sobe ao trono holandês como rei Guilherme IV. Ele se tornou o mais jovem rei da Europa, com 46 anos, e será o primeiro homem a subir no trono desde 1890, já que três rainhas e uma regente o antecederam. A nova herdeira é agora a filha mais velha do casal real, a princesa Catharina-Amalia, de 9 anos.

Beatrix assinou o ato de abdicação por volta das 10 horas da manhã (horário local). O mesmo documento foi ratificado por Willem, sua esposa e representantes do governo holandês, entre eles, o primeiro-ministro Mark Rutte. Muito emocionada, Beatrix declarou “dar lugar a uma nova geração”.

A entronização de Willem-Alexander é vista como uma nova fase na Holanda, que vem tentado separar cada vez mais a monarquia da vida política. Em 2012 a rainha não designou um mediador para participar da formação da coalizão do governo, um fato inédito. Agora, pela primeira vez na história do país, o novo rei não terá nenhum papel político oficial, mesmo se continuará recebendo o primeiro-ministro em consultas diárias. O novo soberano cultiva uma imagem informal e já disse que prefere não ser chamado de “vossa majestade”.

Dia de festa

O evento é celebrado por milhares de holandeses, muitos deles vieram do interior do país e dormiram no local da cerimônia para reservar o seu lugar. Cerca de 25 mil pessoas estão reunidas na praça do Dam, no centro de Amsterdam, para ouvir o discurso do rei. O evento está sendo transmitido em telões e acompanhada pela multidão que vibrou com as imagens de Beatrix e se emocionou com a homenagem de despedida da rainha.

Em meio às bandeiras cor de laranja, da Holanda, também são vistas bandeiras da Argentina. Em uma delas, um espectador escreveu: “Obrigada Holanda por amar Máxima e confiar na nova rainha”.

Vários eventos serão realizados durante a noite de terça-feira para marcar a entronização. Além dos shows e festas em discotecas, cerca de 50 artistas holandeses vão cantar a “Canção para o rei”, composta especialmente para a ocasião. A música, aliás, chegou a ser criticada por sua letra simplista e a mistura de ritmos populares e rap. Apesar das críticas, espera-se que 17 milhões de holandeses em todo o país entoem a canção.

A família real holandesa desfruta de uma alta taxa de popularidade. Mesmo assim, os poucos opositores à monarquia também devem estar presentes no evento vestindo roupas brancas em forma de protesto contra o sistema.
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário