one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente interino Maduro (esq.) e o opositor Capriles (dir.)

Imagem:

Compartilhar:

Resultado final com votos no exterior diminui diferença de Maduro sobre Capriles

Criado em 29/04/13 21h33 e atualizado em 30/04/13 11h29
Por Leandra Felipe Edição:Aécio Amado Fonte:EBC

Capriles e Maduro Venezuela Eleições
A diferença entre Nicolás Maduro e o candidato oposicionista derrotado nas urnas, Henrique Capriles, caiu de 1,8% para 1,5%. No exterior, Capriles obteve 93,13% dos votos e Maduro 6,77% (Télam)

Bogotá - O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou hoje (29) o resultado final das eleições presidenciais de 14 de abril, levando em conta os números apurados dos eleitores venezuelanos que votaram no exterior. A diferença entre Nicolás Maduro e o candidato oposicionista derrotado nas urnas, Henrique Capriles, caiu de 1,8% para 1,5%. No exterior, Capriles obteve 93,13% dos votos e Maduro 6,77%.

Escute também

 


 

Pouco mais de 100 mil eleitores venezuelanos vivem no exterior e estavam habilitados para votar nas embaixadas e sedes consulares venezuelanas em 88 países. Com o resultado, a margem de votos de diferença entre Maduro e Capriles diminuiu para 224.739 mil votos. Com 99,79% das urnas apuradas, o presidente teve 50,61% (7.586.251 dos votos) e o governador do estado de Miranda, 49,12% (7.361.512), os demais candidatos somaram 0,24% dos votos apurados.

O CNE anunciou no sábado (27) que a auditoria nas urnas não verificadas (46% do total) começará na próxima segunda-feira (6), mas ressaltou que a não irá alterar o resultado dass eleições.

As regras da auditoria não agradaram a oposição. Henrique Capriles disse que a auditoria não será eficaz, porque não será feita a checagem nos cadernos de votação, procedimento que, segundo ele, poderia levar à identificação de irregularidades. O líder oposicionista anunciou que pedirá a impugnação do resultado eleitoral na Justiça venezuelana.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário