one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Kosovo, uma ex-província da Sérvia, declarou independência do país em 2008.

Imagem:

Compartilhar:

Sérvia e Kosovo chegam a acordo histórico

Criado em 19/04/13 15h09 e atualizado em 19/04/13 16h15
Por BBC Brasil

Sérvia e Kosovo
Kosovo, ex-província da Sérvia, declarou independência do país em 2008. ( David Liuzzo/Wikimedia Commons)

Brasília – Após meses de tensas negociações mediadas pela União Europeia, os governos da Sérvia e do Kosovo chegaram hoje (19) a um acordo histórico para normalizar as relações entre os dois países.

Segundo a negociadora do bloco europeu, Catherine Ashton, o acordo revelou "determinação" dos primeiros-ministros da Sérvia, Ivica Dacic, e do Kosovo, Hashim Thaci, para solucionar o conflito. "O que estamos vendo é um passo para fora do passado. E, para ambos, é um passo em direção à Europa", disse a chefe de Política Externa da União Europeia.

Os termos do acordo ainda não foram totalmente divulgados, mas, segundo a agência de notícias AP, o documento parece reconhecer a autoridade do Kosovo sobre o norte do país, habitado predominantemente por população de etnia sérvia.

No entanto, Dacic, da Sérvia, não descarta a possibilidade de os termos da negociação não serem cumpridos. Segundo ele, ainda não havia certeza, entre os membros do alto escalão do governo de seu país, de que o documento seria aceito ou rejeitado.

A decisão, para Dacic, deve vir “nos próximos dias”.

O Kosovo, uma ex-província da Sérvia, declarou independência do país em 2008. Nos últimos anos, o governo sérvio vinha dizendo que não reconheceria a soberania do território.

Desde então, o Kosovo já foi reconhecido por mais de 90 países, incluindo os Estados Unidos e 22 dos 27 países-membros da União Europeia, mas, por causa do bloqueio da China e da Rússia, aliados da Sérvia no Conselho de Segurança das Nações Unudas, a região autodeclarada independente ainda não é um membro pleno das Nações Unidas.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário