one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasilieia (Acre) - Cerca de 200 haitianos aguardam visto provisório para trabalhar no pais. Eles vivem em condições precárias, e se alimentam de doações.

Imagem:

Compartilhar:

Tião Viana elogia atuação conjunta para resolver situação de haitianos no Acre

Criado em 17/04/13 10h08 e atualizado em 17/04/13 10h23
Por Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Haitianos no Brasil
Brasilieia (Acre) - Haitianos no Brasil em condições precárias, se alimentando de doações. (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

Brasília – O governador do Acre, Tião Viana, elogiou hoje (17) o esforço conjunto, de várias áreas do governo, na tentativa de buscar uma solução negociada sobre a entrada e permanência de imigrantes haitianos no Brasil. Ele destacou “já há melhoras” nas cidades de Brasileia e Epitaciolândia, no Acre, por onde ingressa a maioria dos imigrantes. O governador também ressaltou o empenho do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty.

“O ministro [Antonio] Patriota colocou o empenho máximo nas negociações com as autoridades do Peru e do Equador, o que era muito importante para nós por causa das fronteiras, e a situação já melhorou muito na região. A força-tarefa da presidenta Dilma [Rousseff] também tem sido muito eficiente”, disse Tião Viana ao chegar para a reunião, no Itamaraty, com Patriota. Após o encontro com o chanceler, o governador participa de audiência pública na Câmara para discutir a situação dos imigrantes haitianos.

Antes da reunião, Patriota, disse à Agência Brasil que compreende a “frustração” das autoridades no que se refere ao tema. “Tenho tido contato permanente com o governador Tião Viana por telefone e entendo a frustração diante de uma situação tão inusitada como a atual”, ressaltou. Segundo ele, o “inusitado” foi causado pelo que chamou de “elemento surpresa” devido à chegada de um número acima do considerado normal de imigrantes no Acre.

Patriota destacou ter enviado uma equipe de diplomatas para Brasileia a fim de verficar a situação dos imigrantes, as demandas e a possibilidade de ampliar as atividades do Consulado do Brasil em Cobija (Bolívia) para a emissão temporária de vistos especiais.
 
Segundo o diretor do Departamento de Imigração do Itamaraty, o diplomata Rodrigo Amaral, as principais reivindicações dos haitianos são a regularização de documentos, o protocolo da documentação de refúgio e oportunidades de emprego. Ele visitou um abrigo em Brasileia, no qual estão cerca de 900 haitianos – homens e mulheres de várias idades e crianças.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário