one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Horacio Cartes, candidato do Partido Colorado à presidência do Paraguai

Imagem:

Compartilhar:

Unasul reconhece vitória do novo presidente paraguaio e elogia processo eleitoral

Criado em 24/04/13 06h58 e atualizado em 24/04/13 08h28
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Horacio Cartes, candidato do Partido Colorado à presidência do Paraguai
Horacio Cartes é o novo presidente eleito do Paraguai (© Ricardo Saldivar)

Brasília – A União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que reúne 12 países, reconheceu e saudou o presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes (Partido Colorado). A iniciativa é interpretada como o primeiro passo para negociar o fim da suspensão do país do bloco regional. Há dez meses, o Paraguai foi suspenso da Unasul porque os líderes regionais concluíram que houve rompimento das instituições democráticas durante o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo.

O reconhecimento da Unasul foi definido após análise da Missão de Acompanhamento Eleitoral do Grupo de Alto Nível designado para avaliar a situação paraguaia. O grupo foi coordenado pelo  peruano Salomón Lerner. Em comunicado, o bloco informou ter constatado “o cumprimento do cronograma eleitoral, a normalidade do desenvolvimento dos comícios e a ampla participação da cidadania”.

Leia mais:

Atual governo do Paraguai trabalhará em parceria com o grupo do presidente eleito

O texto acrescenta que “[o ocorrido] contribui com os avanços do processo democrático-institucional do país”. O comunicado também destaca o papel da Justiça Eleitoral do Paraguai, informando que ela foi “eficaz e ótima na organização e condução” do processo. As eleições presidenciais ocorreram no último dia 12.

No comunicado, a Unasul parabeniza Cartes. “A União de Nações Sul-Americanas expressa suas felicitações ao povo paraguaio pela ação cívica ocorrida durante as eleições gerais de 2013, celebradas no domingo, 21 de abril, na nação irmã. [A Unasul] saúda igualmente o candidato vitorioso, Horacio Cartes, por sua eleição como novo presidente da República”.

Cartes tomará posse em 15 de agosto, substituindo Federico Franco, que assumiu o cargo no lugar de Lugo, que sofreu processo de impeachment em junho de 2012. O Senado e a Câmara do Paraguai aprovaram o fim do governo Lugo, alegando falta de responsabilidade de sua parte. O presidente eleito venceu a disputa com 45,92%. O segundo colocado foi Efraín Alegre (Partido Liberal), que obteve 37%.

A Unasul é formada pela Bolívia, Colômbia, o Equador, Peru, a Argentina, o Brasil, Paraguai, Uruguai, a Venezuela, o Chile, a Guiana e o Suriname. São países observadores o Panamá e o México.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário