one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Arquivo: fotografias de Muammar Khadafi, ex-líder da Líbia, foram queimadas e rasgadas ao som de música árabe e fogos de artifício na Embaixada da Líbia em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Unesco procura obras culturais que desapareceram na Líbia

Criado em 03/04/13 12h30 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Renata Giraldi Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Brasília – A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) promove uma campanha para localizar cerca de 7.500 objetos e obras culturais que desapareceram de Benghazi, a segunda maior cidade da Líbia e capital econômica do país. O material desapareceu em 2011, quando o país estava em guerra civil devido à disputa de poder entre o regime do presidente Muammar Khadafi e opositores.

De acordo com informações de especialistas, dos 7.500 objetos, apenas 500 foram descobertos. Os bens estavam sob a guarda de instituição bancária em Benghazi. Também desapareceram as fotografias dos objetos. A busca pelo material foi iniciada pelo próprio banco e levou à abertura de um inquérito na Interpol, a Organização Internacional de Polícia Criminal.

Segundo estimativa da Unesco, o tráfico de bens culturais representa anualmente prejuízos de US$ 6 bilhões a US$ 8 bilhões. Integrantes da Unesco temem a exploração do comércio ilegal, envolvendo obras culturais, também nos conflitos da Síria (Oriente Médio) e do Mali (África).

*Com informações da agência pública de notícias de Angola, Angop

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário