one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Grávida

Imagem:

Compartilhar:

Aumenta média da idade para ter o primeiro filho em Portugal

Criado em 12/05/13 13h03 e atualizado em 12/05/13 14h10
Por Gilberto Costa Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Gravidez
Na sua maioria, as mães são casadas (primeira ou segunda união) e cada casal tem em média 1,5 filho (Galeria de raphaelstrada / Creative Commons)

Lisboa – Em dez anos, a idade média das mulheres em Portugal para ter o primeiro filho passou de 26,8 anos para 29,2 anos, Também chegou a 36% o percentual de famílias chefiadas por mulheres - fenômenos ligados à participação no mercado de trabalho e ao aumento da escolarização, como também acontece no Brasil.

A informação faz parte do novo retrato das mães lusitanas, com base no censo populacional de 2011. O levantamento foi feito pelo, Instituto Nacional de Estatística (INE), equivalente ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), especialmente para o Dia das Mães, que em Portugal se comemora no primeiro domingo de maio.

Em março de 2011 (data do censo), 2,014 mães viviam com os filhos em Portugal a idade média era 45,6 anos. Na sua maioria, as mães são casadas (primeira ou segunda união) e cada casal tem em média 1,5 filho – taxa de reposição demográfica inferior à do Brasil (1,9), que explica o baixo crescimento populacional de Portugal na última década e a relativa importância da imigração de brasileiros para o país.

Dados também compilados pelo INE para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) mostram que Portugal e Brasil são os países que falam português com menores taxas de natalidade e fecundidade.

No ranking divulgado esta semana pela organização não governamental norte-americana Save the Children, Portugal aparece como o 13º melhor país do mundo para ter filhos, o Brasil ocupa o 78º lugar. O ranking se baseia em um “índice de maternidade” calculado a partir da expectativa dos anos de escolaridade das crianças quando nascidas, mortalidade infantil (até 5 anos), mortalidade das mulheres no parto, participação das mulheres na política e renda per capita nacional.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário