one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cerca de 200 haitianos aguardam visto provisório para trabalhar no país. Eles vivem em condições precárias e se alimentam de doações.

Imagem:

Compartilhar:

Autoridades do Brasil e de mais cinco países discutem soluções para imigrantes haitianos

Criado em 15/05/13 07h59 e atualizado em 15/05/13 08h18
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Brasília - Representantes do Brasil, do Haiti, da República Dominicana, do Peru, do Equador e da Bolívia se reúnem, a partir das 9h30, no Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, para definir a adoção de medidas que garantam melhorias para os haitianos que queiram migrar para esses países. Na reunião, as autoridades devem discutir ações que ampliem o controle nas áreas de fronteira e impeçam a ação dos intermediários, os chamados coiotes – pessoas que cobram pela travessia de imigrantes.

As autoridades querem intensificar as parcerias para impedir a ação dos coiotes e assegurar o intercâmbio de dados migratórios, de inteligência e de informações policiais. Há três semanas, o governo brasileiro promoveu uma força-tarefa no Acre.

O diretor do Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos do Ministério das Relações Exteriores, o diplomata Rodrigo do Amaral Souza, disse à Agência Brasil que a proposta é aumentar os esforços para garantir uma situação de vida melhor aos haitianos. Segundo ele, a preocupação é com os coiotes que “exploram e fazem os imigrantes correrem todo tipo de risco”.

Do lado brasileiro, participarão da reunião integrantes do Itamaraty, do Ministério da Justiça, da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ao final das conversas, deve ser divulgado um comunicado com as decisões e as medidas que serão adotadas para os próximos meses.

Com o fim do limite de concessão de 100 vistos por dia para os haitianos, conforme resolução publicada no Diário Oficial da União, no último dia 29, Amaral disse que a expectativa é atender a todos os pedidos até dezembro. A resolução também acabou o limite de 1,7 mil vistos por ano. Até abril, havia pedidos agendados, na Embaixada do Brasil no Haiti, para a concessão de vistos até junho de 2014.
 
Amaral lembrou ainda que a preocupação em conter os coiotes e buscar a regularização dos imigrantes não se refere apenas aos haitianos, mas também aos senegaleses, dominicanos, nigerianos e cidadãos de Bangladesh, do Paquistão e Sri Lanka, que chegam ao Brasil pelo Norte do país. Segundo ele, esse movimento migratório existe desde 2010, mas se intensificou nos últimos meses com a chegada dos haitianos.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário