one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Beata Madre Laura

Imagem:

Compartilhar:

Canonizada no Vaticano, madre Laura é a primeira santa colombiana

Criado em 13/05/13 06h45 e atualizado em 13/05/13 08h15
Por Leandra Felipe Edição:Juliana Andrade Fonte: Correspondente da Agência Brasil/EBC

Beata Madre Laura
Beata Madre Laura (Domínio público)

Bogotá - Milhares de fiéis compareceram nesse domingo (12) à Praça São Pedro, no Vaticano, para a cerimônia de canonização da madre Laura Montoya, primeira santa da Colômbia. No final da homília, o papa Francisco fez referências às negociações de paz entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo do país.

“Que, inspirados no exemplo de reconciliação dessa nova santa, os amados filhos da Colômbia continuem trabalhando pela paz e pelo justo desenvolvimento da pátria”, declarou o papa.


Leia mais:

Igreja estima que 37 mil peregrinos visitem Fátima para celebrar 96 anos da aparição de Nossa Senhora
 

Natural de Antioquia, Noroeste do país, Laura Montoya nasceu em 1874 e morreu em 1949. Foi fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de Maria Imaculada e Santa Catalina de Siena.

De família pobre, ela passou a infância em um orfanato e se tornou professora depois de conseguir uma bolsa de estudos. Envolveu-se com a causa indígena ainda na juventude e, aos 40 anos, participou de uma missão em territórios pertencentes a índios. Trabalhou em projetos educativos para comunidades marginalizadas, com especial atenção às mulheres e aos índios colombianos.

Foi declarada beata em 2004, pela intercessão em um milagre. Em dezembro do ano passado, teve o segundo milagre reconhecido pela Igreja Católica, completando assim os requisitos para ser considerada santa.

O papa também ressaltou a generosidade da religiosa. “A madre Laura nos ensina a ser generosos com Deus, a não viver a fé solitariamente – como se fosse possível viver a fé isoladamente – e sim a comunicá-la, a irradiar a alegria do Evangelho com a palavra e o testemunho de vida onde nos encontremos”, disse o pontífice.

Hoje (13) o presidente do país, Juan Manuel Santos, terá uma audiência com o papa. Santos, que compareceu à cerimônia de canonização ontem, disse em entrevista à televisão pública colombiana que conversou rapidamente com o papa durante a cerimônia. Segundo ele, Francisco disse que tem orado pela paz na Colômbia.

O processo de paz, em negociação entre o governo e as Farc, é um dos temas do encontro entre o papa e o presidente colombiano. Santos também escreveu em sua conta no Twitter que pretende reforçar o convite feito ao pontífice para visitar o país em julho, quando o papa Francisco irá ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude. O convite já foi feito por meio de uma carta. Em sua conta no Twitter, o presidente anunciou que pretende reiterar o convite pessoalmente durante a reunião.

O processo de paz é um assunto importante da reunião. “Amanhã vamos nos encontrar e ele quer saber detalhes do que está acontecendo na Colômbia e como a Igreja pode ajudar”, explicou Santos.

O presidente também lembrou a biografia de madre Laura, como um exemplo de reconciliação. “Seu pai foi assassinado quando ela tinha 3 anos e sua mãe a ensinou a orar e perdoar” disse e completou: “Todas esses ensinamentos podem nos ajudar a alcançar a paz que tanto queremos”.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário