one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Apoiado por 14 partidos políticos, o oposicionista Henrique Capriles Radonski (Mesa de Unidade Democrática) disputa eleição presidencial na Venezuela este domingo (7)

Imagem:

Compartilhar:

Capriles pede à Justiça impugnação da eleição na Venezuela

Criado em 02/05/13 18h28 e atualizado em 02/05/13 18h38
Por Leandra Felipe Edição:Carolina Pimentel Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

Henrique Capriles Radonski disputa eleição presidencial na Venezuela
O advogado Gerardo Fernández disse que o pedido de Capriles contempla, não só a eleição do dia 14, mas todo o processo que ocorreu este ano, incluindo a campanha eleitoral que teve menos de 15 dias de duração (Manaure Quintero / EPA)

Bogotá - Advogados e representantes do comando de campanha do candidato derrotado nas eleições presidenciais da Venezuela, Henrique Capriles, apresentaram hoje (2) ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ)  um pedido para impugnar o processo eleitoral de 14 de abril.

O advogado Gerardo Fernández  disse que o pedido contempla, não só a eleição do dia 14, mas todo o processo que ocorreu este ano, incluindo a campanha eleitoral que teve menos de 15 dias de duração.

"É um recurso que contempla tudo. Estamos pedindo a impugnação dos atos prévios ao dia da votação e denunciando todos os atos eleitorais vinculados", explicou o advogado, após entregar o pedido ao TSJ. Fernández informou que o pedido tem pelo menos 180 páginas e que a intenção "é demonstrar que o sistema eleitoral está viciado".

"Viemos pedir que sejam estabelecidos todos os direitos que tenham sido infringidos aos cidadãos. Vamos defender os eleitores que votaram no dia 14 de abril", destacou.

O advogado ressaltou ainda que apresentará provas de que a campanha eleitoral foi conduzida de forma desequilibrada e com abuso no uso de recursos públicos pelo candidato vitorioso e  presidente Nicolás Maduro. Ele também mencionou que o processo detalha as irregularidades detectadas no dia da votação, bem como depois, com as ameaças a trabalhadores que optaram por votar em Capriles. Fernández reforçou que a oposição esgotará todas as instâncias judiciais.

Capriles, que exerce o cargo de  governador do Estado de Miranda, havia anunciado ontem (1º), durante uma marcha de trabalhadores que pediria hoje a impugnação das eleições no TSJ. Ele também marcou uma entrevista coletiva no fim da tarde de hoje para falar sobre o processo encaminhado ao Tribunal.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário