one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


equipamento radioativo

Imagem:

Compartilhar:

Coreia do Norte indica que quer dialogar sobre programa nuclear

Criado em 24/05/13 08h15 e atualizado em 24/05/13 08h25
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Energia nuclear - equipamento radioativo
Participam dos diálogos representantes das duas Coreias, da China, Rússia, dos Estados Unidos e do Japão (William Krapp/Creative Commons)

Brasília – O governo da Coreia do Norte, que ameaça deflagrar uma guerra nuclear na Península Coreana podendo atingir vários países da região, informou que está disposto a retomar as negociações sobre o seu programa nuclear. O enviado especial norte-coreano à China, Choe Ryong-hae, disse hoje (24) às autoridades chinesas que o governo está disposto a seguir as recomendações de Pequim e retomar as negociações sobre o tema.

Leia também:

Coreia do Norte lança míssil de curto alcance no Mar do Japão

Coreia do Norte lança mísseis de curto alcance no mar do Japão

Coreia do Sul defende criação de parque industrial internacional

Choe, que é general quatro estrelas e diretor do Departamento Político do Exército norte-coreano, foi à China com a disposição de buscar um acordo, segundo ele. O militar se reuniu ontem (23) à noite com Liu Yunshan, do comitê permanente do Partido Comunista Chinês (PCC), o principal órgão de direção do regime.

“[O governo da China] espera que todas as partes implicadas façam adesão ao objetivo de desnuclearização da Península Coreana e mantenham a paz e a estabilidade”, disse Yunshan, em comunicado. “[Peço que] adotem medidas concretas para reduzir as tensões, façam avançar ativamente o diálogo e as consultas e retomem as conversações a seis partes, em breve.”

As negociações envolvem integrantes de seis países. Participam dos diálogos representantes das duas Coreias, da China, Rússia, dos Estados Unidos e do Japão. Desde 2003, o programa  programa nuclear norte-coreano é tema de reuniões do grupo, mas as discussões foram interrompidas em 2009, depois que a Coreia do Norte abandonou as conversas devido às sanções internacionais impostas ao país após novo teste nuclear.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário