one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidenta Dilma Rousseff durante sua chegada a Adis Abeba

Imagem:

Compartilhar:

Dilma Rousseff se reúne hoje com primeiro-ministro etíope

Criado em 24/05/13 10h27 e atualizado em 24/05/13 10h47
Por Danilo Macedo e Renata Giraldi Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Presidenta Dilma Rousseff durante sua chegada a Adis Abeba
Presidenta Dilma Rousseff durante sua chegada a Adis Abeba (Roberto Stuckert Filho/PR)

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff chegou na manhã de hoje (24) a Adis Abeba, capital da Etiópia, onde fica até o começo da noite de sábado. Nesta sexta-feira, Dilma se reúne com o primeiro-ministro do país, Hailemariam Desalegn. Os governos do Brasil e da Etiópia devem fechar quatro acordos nas áreas de desenvolvimento agrícola, transferência de renda, serviços aéreos, educação, ciência e tecnologia.

No sábado, Dilma participa das comemorações do aniversário de 50 anos da União Africana, que reúne 54 países do continente. Os avanços sociais associados ao crescimento econômico fazem do Brasil um dos convidados de honra das celebrações. A presidenta deve discursar no evento representando a América Latina.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, vai falar em nome dos países não alinhados. Já o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, discursará representando os europeus. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, terá dez minutos para discursar.

A presidenta viaja acompanhada por uma comitiva de ministros, empresários e assessores. Estão não comitiva os ministros Antonio Patriota, das Relações Exteriores; Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial e Aloizio Mercadante, da Educação; além do porta-voz da Presidência, Thomas Traumann.

Criada em maio de 1963, a União Africana assumiu a função de buscar soluções internas para os conflitos envolvendo os membros do bloco, assim como incentivar o processo de democratização e o fortalecimento institucional da região. O intercâmbio comercial entre Brasil e África cresceu cinco vezes nos últimos dez anos, evoluindo de US$ 5 bilhões, em 2002, para US$ 26,5 bilhões, em 2012.

Edição: Denise Griesinger

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário