one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Indústria têxtil em Bangladesh

Imagem:

Compartilhar:

Empresas de roupas ocidentais fazem acordo para garantir segurança em fábricas de Bangladesh

Criado em 15/05/13 12h10 e atualizado em 15/05/13 12h27
Por Renata Giraldi* Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Indústria têxtil em Bangladesh
Indústria têxtil em Bangladesh (Fahad Faisal / Creative Commons)

Brasília – As empresas italiana Benetton, espanhola Index (que é dona da marca Zara), britânica Marks and Spencer e a multinacional sueca H&M negociaram com autoridades de Bangladesh um acordo trabalhista. Pelo protocolo, um inspetor chefe independente será responsável por elaborar e implementar um programa de inspeção de segurança para incêndios nas fábricas em funcionamento no país.

A iniciativa ocorre três semanas depois que um prédio comercial desabou e matou 1.127 pessoas, na capital Dacca. No edifício funcionavam com cinco fábricas de roupas e tecidos. Segundo relatos, o prédio já apresentava rachaduras, mas os proprietários não aceitaram suspender as atividades no local.

A relação dos signatários do acordo não foi divulgada, mas há informações que representantes das empresas norte-americana PVH (que representa a Tommy Hilfiger e Calvin Klein), da alemã Tchibo e das britânicas Tesco e Primark também assinaram o documento.

Pelo acordo, peritos farão uma avaliação das normas e dos regulamentos aplicados atualmente nas fábricas de roupas em Bangladesh. O presidente da Associação dos Exportadores e dos Fabricantes Têxteis de Bangladesh, Atiqul Islam, elogiou os termos do acordo e lembrou que a entidade por ele representada fala em nome de 4.500 unidades.

“Se eles se propõem a ajudar para reparar, modernizar ou consolidar as nossas fábricas, isso é bom para todos. Isso reflete o compromisso a longo prazo para com Bangladesh”, disse. “Vamos trabalhar em conjunto. Queremos tirar lições da tragédia do Rana Plaza [o prédio que desabou]. Saudamos essa decisão positiva”, disse Islam.

Bangladesh é o segundo maior produtor de roupa do mundo, atrás apenas da China, e a indústria têxtil constitui a base da sua economia. Em 2012, a indústria de roupas gerou aproximadamente US$ 20 bilhões para a economia do país, o que corresponde a 80% das exportações.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário