one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senado do Uruguai aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

Imagem:

Compartilhar:

Conselho francês valida casamento e adoção de crianças por casais homossexuais

Criado em 17/05/13 18h04 e atualizado em 17/05/13 18h28
Por Agência Lusa

Paris – O Conselho constitucional anunciou hoje (17) ter validado a lei que permite o casamento e a adoção de crianças por duas pessoas do mesmo sexo na França e que deverá permitir as primeiras uniões no final da próxima semana. O presidente François Hollande anunciou que promulgará o texto no sábado, enquanto as primeiras celebrações poderão ocorrer dez dias após a sua publicação oficial.

Em 23 de abril, no final de semanas de acalorados debates, o Parlamento francês aprovou o casamento civil e a adoção por casais homossexuais e que tornou a França o 14º país do mundo a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A oposição de direita recorreu ao Conselho constitucional para contestar a conformidade do texto legislativo com a Constituição francesa e o direito internacional. O Conselho considerou que o casamento homossexual é “uma escolha do legislador” e “não é contrário a qualquer princípio constitucional”.

Leia também:

Portugal aprova adoção de crianças por casais homoafetivos

Decisão do CNJ sobre casamento homoafetivo é comemorada no Dia Internacional contra a Homofobia

Mesmo se, até ao presente, “a legislação republicana anterior a 1946 e as leis posteriores encararam o casamento como a união de um homem com uma mulher, esta regra não se relaciona nem com os direitos e liberdades fundamentais, nem com a soberania nacional, nem com a organização dos poderes públicos”, e “não pode desta forma constituir um princípio fundamental”, acrescentou o Conselho na sua decisão.

Apesar de validar o direito de adoção por casais do mesmo sexo, o Conselho entendeu que o texto não lhes reconhece um “direito à criança”, e que o princípio a respeitar no processo de adoção deve sempre atender ao “benefício da criança”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário