one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A possibilidade de enriquecimento acima desse percentual levanta mais suspeitas sobre o programa nuclear desenvolvido no país, que é alvo de desconfiança de produzir armas nucleares

Imagem:

Compartilhar:

Irã retoma negociações sobre programa nuclear com a comunidade internacional

Criado em 15/05/13 07h56 e atualizado em 15/05/13 08h05
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Urânio enriquecido
Irã retoma negociações sobre programa nuclear com a comunidade internacional (Sergio Trenna/Creative Commons)

Brasília – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) anunciaram que serão retomadas as negociações com o governo do Irã em busca do fim do impasse envolvendo a questão nuclear no país. A comunidade internacional levanta dúvidas sobre o programa nuclear iraniano, que é alvo de suspeitas de produção de armas. Os iranianos negam irregularidades.

No próximo dia 14 de junho, autoridades da ONU, da Aiea (que é ligada às Nações Unidas) e do Irã vão se reunir para discutir o assunto. As últimas conversas ocorreram há três meses em Teerã, depois de dez rodadas de negociações. As autoridades estrangeiras querem inspecionar as instalações iranianas, mas o governo do Irã impõe uma série de exigências.

Os observadores estrangeiros querem verificar a Base Militar de Parchin, que fica perto de Teerã, onde suspeitam que sejam feitas experiências atômicas com fins militares. O governo do Irã diz que nada esconde, mas impede o acesso à base militar, alegando motivos de segurança nacional.

O governo brasileiro é favorável ao direito de o Irã manter seu programa nuclear, desde que respeitadas as normas internacionais e garantido que os fins sejam pacíficos.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário