one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Efraín Ríos, ex-presidente da Guatemala

Imagem:

Compartilhar:

Justiça da Guatemala analisa recursos da defesa do ex-presidente condenado a 80 anos de prisão

Criado em 16/05/13 13h12 e atualizado em 16/05/13 13h27
Por Renata Giraldi* Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Efraín Ríos, ex-presidente da Guatemala
Efraín Ríos, ex-presidente da Guatemala (©Télam)

Brasília –  A Corte de Constitucionalidade da Guatemala promove hoje (16) audiência para examinar os recursos que tentam reduzir a pena de 80 anos de prisão para o ex-presidente Efraín Ríos Montt, de 86 anos, que responde por crimes contra a humanidade e de genocídio. O ex-presidente da Guatemala foi o primeiro dirigente de regime militar condenado por genocídio na América Latina.

O secretário-geral do tribunal, Martín Guzmán, confirmou que a Corte vai analisar os recursos encaminhados pela defesa do ex-presidente.  Os advogados de Ríos Montt impetraram quatro recursos com o objetivo de reverter a sentença de 50 anos de prisão e 30 anos por crimes de lesa-humanidade. Segundo os advogados, a sentença não poderia ser proferida, pois existem pendências à espera de julgamento.

Na audiência do dia 10, em que foi anunciada a sentença, Ríos Montt passou mal e desmaiou. Segundo o advogado dele, Francisco García Gudiel, Ríos Montt apresentou problemas de hipertensão. Ele está sob observação médica. Inicialmente, a previsão é que o ex-presidente fique internado por três dias.

Ríos Montt foi condenado por 15 massacres atribuídos ao Exército que causaram a morte de morte 1.771 índios maias-ixiles no departamento de Quiché (no Norte da Guatemala). A guerra civil na Guatemala durou 36 anos – 1960 a 1996 – e provocou 200 mil mortos e desaparecidos, segundo as Nações Unidas.

*Com informações da agência pública de notícias da Guatemala, AGN, e da emissora multiestatal de televisão, Telesur

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário