one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


José Mujica enviará ao Parlamento projeto de Lei sobre meios de comunicação

Imagem:

Compartilhar:

Mujica enviará ao Parlamento projeto de Lei sobre meios de comunicação

Criado em 19/05/13 15h24 e atualizado em 19/05/13 16h07
Por Télam

José Mujica enviará ao Parlamento projeto de Lei sobre meios de comunicação
José Mujica enviará ao Parlamento projeto de Lei sobre meios de comunicação (Télam)

Brasília - O Executivo uruguaio enviará nesta semana ao Parlamento um projeto de Lei  de Serviços de Comunicação Audiovisual, que tem a finalidade de combater o monopólio da comunicação, fomentar a produção nacional, regular a publicidade e os conteúdos em horários de proteção ao menor, recuperar o poder do Estado sobre as licenças e criar um organismo regulador da área.

O projeto, anunciado na última sexta-feira (17) pelo presidente José Mujica e cujo texto está inspirado em vários dos 187 artigos na lei aprovada na Argentina em 2009, tem o objetivo de “democratizar e pluralizar” as vozes, explicou à agência Télam o subsecretario do Ministério de Educação e Cultura (MEC), Pablo Álvarez, um dos especialistas consultados para a elaboração da iniciativa.

Publicidade

Álvarez afirmou que o projeto tem como uma de suas ideias centrais a regulação da publicidade “como forma de cuidar do público”, além de “exigir que os canais concedam publicidade eleitoral gratuita” e declarar a obrigação de emitir gratuitamente as partidas de futebol em “etapas decisórias”.

Concessões

O funcionário ressaltou que o espírito do projeto é ir contra o monopólio e o oligopólio dos meios de comunicação, e colocar limites à quantidade de meios que pode ter cada titular. O texto também estabelece que aquele que possuir licença para utilizar serviços audiovisuais não poderá operar no mercado das telecomunicações, com exceção da empresa estatal de telefonia ANTEL.

O Executivo terá o poder de outorgar, renovar e revogar concessões e licenças, autorizar ou não as eventuais transferências e fixar os preços dos serviços de comunicação audiovisual pela pela utilização ou aproveitamento de frequências radioelétricas, explicou Alvarez.

O subsecretario enfatizou  que “se trata de voltar a colocar claro e firme que as frequências radioelétricas são propriedade do Estado, que tem as funções de regulação sobre elas”.

Em seu programa de rádio deste sábado (18), quando anunciou o envio da iniciativa ao Parlamento, Mujica afirmou que busca estabelecer que “o processo de outorga de frequências tenha prazos para que se possa desenvolver um projeto de comunicação e recuperar o investimento".

Liberdade editorial

O presidente se referiu a um dos aspectos mais sensíveis neste tipo de normas, ao enfatizar que o projeto do governo “não inclui regulação de conteúdos como exigência previa de imparcialidade, mas estimula a autoregulação, sem impor qualquer tipo de códigos de ética que surjam do Estado”.

Segundo Mujica, o projeto “trata de assegurar a diversidade e o pluralismo no sistema” com medidas que “habilitem o acesso equitativo aos meios audiovisuais” e expressa, por outro lado, “um tácito reconhecimento da liberdade editorial, o qual inclui a livre determinação da programação”.

Em sua última edição, o semanário Búsqueda publicou que o projeto tem um capítulo sobre os direitos dos jornalistas, em que se incorpora a cláusula de consciência pela que terão direito de negar-se a acompanhar com sua imagem, voz ou nome de conteúdos de sua autoria que hajam sido “substancialmente” modificados sem seu consentimento.

A iniciativa propõem fixar em 60% a produção ou coprodução nacional na televisão comercial, e dessa porcentagem , ao menos 30% deverá ser realizada por produtores independentes.

As rádios, deverão emitir ao menos 30% de música de origem nacional, segundo a informação publicada por Búsqueda.

Assim como a Lei de Meios argentina deu origem à Autoridade Federal (AFSCA) para a sua implementação, o projeto uruguaio dispõe da criação do Conselho de Comunicação Audiovisual, órgão descentralizado do Poder Executivo, com membros acadêmicos e de confiança do presidente, que será responsável pela aplicação, fiscalização e cumprimento da futura norma, além de promover  a “alfabetização midiática” da população e desenvolver um observatório audiovisual.

O projeto, redigido pelo ministro de Industria, Roberto Kreimerman e assessores da Secretaria da Presidência, entrou faz um mês na última etapa de revisões, segundo explicaram à Télam fontes do Executivo, que espera enviá-lo ao Parlamento antes que Mujica empreenda comece o giro por China, Espanha e Itália no próximo dia 23.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário