one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estimule a troca de mensagens para ajudar quem quer largar o vício do fumo

Imagem:

Compartilhar:

OMS quer proibir todas as formas de publicidade ao tabaco

Criado em 29/05/13 09h16 e atualizado em 29/05/13 09h20
Por © Agência Lusa

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apela hoje aos países que proíbam todas as formas de publicidade ao tabaco para reduzir o consumo de uma droga que mata seis milhões de pessoas por ano. O alerta surge a propósito do Dia Mundial Sem Tabaco, que acontece na sexta-feira (31).

Segundo a OMS, um terço dos jovens que experimentam fumar fazem-no como resultado da exposição à publicidade, promoção e patrocínios feitos por marcas de tabaco. Cerca de 78% dos jovens de 13 a 15 anos em todo o mundo dizem estar expostos a alguma forma de propaganda ao tabaco.

A organização acredita que proibir a publicidade, a promoção e os patrocínios por marcas de tabaco é uma das formas mais eficazes de reduzir o consumo, exemplificando que os países que já introduziram esse tipo de interdição registaram em média uma redução de 7% no consumo.

"O uso do tabaco está no topo da lista de ameaças universais à saúde e no entanto é completamente evitável", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, para quem "os governos devem ter como prioridade máxima impedir a indústria tabaqueira de continuar a vergonhosa manipulação dos jovens e das mulheres, em particular, para recrutar a nova geração de viciados em nicotina".

O diretor do departamento da OMS para a prevenção das doenças não transmissíveis, Douglas Bettcher, adiantou que a maioria dos consumidores de tabaco fica dependente antes dos 20 anos de idade.

“Proibir a publicidade, a promoção e o patrocínio do tabaco é uma das melhores formas de evitar que os jovens comecem a fumar e de reduzir o consumo na população inteira", disse.

Bettcher avisa, no entanto, que, mesmo quando a interdição existe, a indústria do tabaco encontra constantemente novas formas de chegar aos potenciais fumantes, nomeadamente a distribuição de brindes, a venda de roupa com logótipos ou o marketing 'de influência', que consiste na utilização de 'lançadores de tendências' para influenciar os jovens nos cafés e discotecas.

O recurso às redes sociais e a aplicações para smartphones, a colocação de produtos e marcas de tabaco em filmes e séries de televisão e a oferta de donativos a instituições de solidariedade social são outras técnicas usadas pela indústria para contornar as proibições.

“É por isso que a proibição tem de ser completa, para que seja totalmente eficaz", disse.

Um relatório feito pela OMS em 2011 revelou que apenas 19 países (representando 6% da população mundial) tinham atingido o nível mais elevado de interdição da publicidade ao tabaco. Mais de um terço dos países tinha proibições mínimas ou nenhumas.

Brasil, Albânia, Colômbia, Gana, Irã, Panamá e o Vietnã são alguns dos países que mais progressos têm feito para banir todas as formas de publicidade ao tabaco.

Segundo a ONU, o tabaco mata até metade dos consumidores. Até 2030, a OMS estima que o tabaco mate mais de oito milhões de pessoas por ano.

O tabaco é um importante fator de risco para doenças não transmissíveis como o câncer, as doenças cardiovasculares, a diabetes e as doenças respiratórias crônicas.
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário