one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vista do Rio Amazonas

Imagem:

Compartilhar:

Países da União de Nações Sul-Americanas podem ter inventário de riquezas naturais

Criado em 30/05/13 10h48 e atualizado em 30/05/13 11h00
Por © Télam

Amazônia
Vista do Rio Amazonas (Creative Commons)

Especialistas da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) propuseram produzir um inventário das riquezas naturais da região e criar um instituto de altos estudos sobre o tema. O objetivo é desenhar estratégias de aproveitamento para esses recursos.

“Estamos trabalhando a metodologia para poder abordar nesse inventário de recursos naturais”, nos 12 países da Unasul, disse Sergio Rodriguez, assessor da Secretaria Geral do Bloco. Entrarão no inventário os recursos hídricos, a biodiversidade, os minerais e hidrocarbonetos da Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Chile, Paraguai (atualmente suspenso do bloco), Uruguai, Venezuela, Guiana, Suriname e Peru. Além disso, haverá análises dos aspectos culturais e e populações indígenas de cada uma das nações envolvidas.

O assessor comentou que, na Conferência da última quarta-feira (29) em Caracas, os papéis foram apresentados aos chefes de estado "para definir formas de aproveitamento econômico dos recursos naturais na região”.

Também se analisou a criação de um serviço geológico sul-americano capaz de sistematizar e centralizar os dados geocientíficos produzidos pelos 12 países, segundo a assessora da Secretaria Geral da Unasul, Mónica Bruckmann.


Estratégias Conjuntas

A Conferência de Recursos Naturais e Desenvolvimento Integral da Unasul começou na última segunda-feira com a missão de desenvolver estratégias conjuntas para fazer com que os elementos que proporcionam riquezas naturais recaiam sobre os povos.

Durante a inauguração do evento, o presidente do Suriname, Desiré Delano Bouterse, lembrou que 6% da superfície do planeta e 40% do território sul-americano corresponde à área amazônica, “a floresta tropical mais extensa da Terra” e “uma das áreas com as maiores reservas de água doce do mundo”. Ele também destacou que os países membros da Unasul contam com uma diversidade única com 40 mil espécies de plantas, das quais 2 mil podem ser utilizadas na alimentação e na medicina. Além disso, há grandes reservas de madeira, gás natural, ouro, bauxita, cobre e outros recursos naturais.

A conferência se estende até amanhã com a participação de autoridades, especialistas e representantes da Argentina Bolívia, Brasil, Chile, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário