one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Anibal Cavaco Silva Portugal presidente

Imagem:

Compartilhar:

Presidente de Portugal se reúne com Conselho de Estado para discutir pós-Troika

Criado em 20/05/13 08h48 e atualizado em 20/05/13 09h30
Por Gilberto Costa Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Lisboa - O presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, reúne-se no final da tarde (hora de Lisboa) de hoje (20) com o Conselho de Estado para discutir qual será a situação econômica do país com o término do programa de ajustamento econômico e de ajuda financeira internacional – previsto para junho de 2014. A medida faz parte de um memorando assinado com a Troika (formada pelo Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia) em 2011.

A reunião tenta estabelecer uma nova agenda política e econômica no momento em que o país se aproxima de ter 1 milhão de pessoas desempregadas. Além disso, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho pretende cortar 4,8 bilhões de euros (cerca de R$ 13 bilhões) nas despesas do Estado, e a aliança política que sustenta o governo está dividida por causa da intenção do Ministério das Finanças de cobrar uma taxa de solidariedade a aposentados e pensionistas.

Conforme a Constituição de Portugal, “o Conselho de Estado é o órgão político de consulta do presidente da República” e pode ser acionado quando necessário – sendo obrigatória a convocação antes da dissolução da Assembleia da República ou demissão do governo. Formam o conselho o próprio presidente da República, o presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, o provedor de Justiça, os presidentes dos governos regionais e antigos presidentes da República, além de cinco cidadãos escolhidos pelo Parlamento e mais cinco escolhidos pelo presidente da República.

Pelo menos um desses conselheiros, o ex-presidente Mário Soares, já manifestou interesse em discutir a situação do país na reunião desta segunda-feira. “Gostaria mais de discutir a situação do país do que a situação da troika, mas não sou o responsável”, disse Soares em entrevista à Agência Brasil. Ele declarou que este é o momento “mais grave” da história de Portugal desde a Revolução dos Cravos.

Esta é a décima vez que Cavaco Silva convoca o Conselho de Estado, a última foi em setembro do ano passado. Enquanto o conselho estiver reunido, haverá protestos em frente ao Palácio de Belém (sede da Presidência da República). Uma manifestação convocada pelo movimento Que Se Lixe a Troika promete fazer barulho com tachos e panelas, para que "os conselheiros ouçam lá de dentro” e Cavaco Silva “finalmente assuma o seu cargo, respeite a Constituição e demita o governo, que devasta a vida dos portugueses”, disse Helena Romão, uma das coordenadoras do movimento,  à Agência Lusa.

Pesquisa de opinião feita pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa, contabiliza que 80% dos entrevistados defendem que Portugal renegocie ou suspenda o cumprimento do memorando assinado com a Troika em abril de 2011. O acordo com os credores internacionais exige a adoção de política de austeridade para melhorar o déficit fiscal das contas do Estado e a dívida externa do país. Em dois anos de acordo, no entanto, essas duas grandes metas não foram atingidas. O percentual do déficit fiscal está acima do dobro do permitido em tratado da União Europeia, e a dívida externa passou dos 125% do Produto Interno Bruto (PIB).

Por causa da política de austeridade, o volume de impostos pagos pelos portugueses aumentou nos últimos anos. Em 2013, o montante equivalerá a cinco meses e quatro dias de trabalho em Portugal, segundo a organização New Direction – Fundação para a reforma europeia que calcula a arrecadação de tributos nos 27 países da União Europeia. No Brasil, o volume de impostos pagos em 2012 equivaleu a quatro meses e 29 dias de trabalho, conforme cálculo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

*Com informações da Agência Lusa e da Rádio e Televisão de Portugal (RTP)

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário