one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Marcha da maconha 2012 em Minas Gerais

Imagem:

Compartilhar:

Tratamento para dependentes químicos na Europa atingiu mais de 1 milhão de pessoas em 2011

Criado em 28/05/13 07h34 e atualizado em 28/05/13 07h53
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Marcha da maconha
A maconha é a droga ilícita mais experimentada pelos estudantes europeus (Casa Fora do Eixo Minas/Creative Commons)

Brasília – O Centro Europeu para Drogas e Toxicodependentes (cuja sigla em inglês é EMCDDA) alertou que o tratamento para os dependentes químicos na Europa foi recorde, registrando mais de 1 milhão de pessoas assistidas em 2011. O consumo se concentra principalmente na maconha e cocaína. No documento denominado Relatório Europeu sobre Drogas 2013, o órgão adverte que é necessário  investir em novas intervenções, como o tratamento para a hepatite C, a prevenção de overdoses e a reinserção social.

A estimativa do EMCDDA é que pelo menos 1,2 milhão de europeus tenham recebido tratamento por consumo de drogas ilícitas em 2011. O presidente do centro, João Goulão, ressaltou que as dificuldades econômicas na Europa contribuem para o aumento do consumo de drogas na região.

Segundo Goulão, o órgão recebe relatórios de vários países europeus sobre cortes feitos em serviços relacionados com as drogas. “É necessário reforçar a mensagem de que o tratamento da toxicodependência continua a ser a opção mais eficaz em termos de custos, mesmo em tempos econômicos difíceis”, disse.

Pelos dados do relatório, dos dependentes tratados 47% estavam desempregados e 9% não tinham moradia. Os dados mostram ainda um baixo índice de escolaridade: 36% completaram o ensino básico. O relatório faz uma análise sobre o consumo de drogas e da dependência nos países da União Europeia, na Noruega, Croácia e Turquia.

A maconha é a droga ilícita mais experimentada pelos estudantes europeus. Os especialistas estimam que 15,4 milhões de jovens europeus, entre os 15 e os 34 anos, tenham consumido maconha em 2012. A maconha é a droga mais apreendida na Europa, com cerca de 2.500 toneladas por ano, seguida da cocaína, que registou o dobro das apreensões notificadas para as anfetaminas e para a heroína.

Segundo o relatório, o número de apreensões de drogas ilícitas feitas na Europa atingiu, em 2011, 1 milhão. A maioria das apreensões foi comunicada pela Espanha e pelo Reino Unido, mas a Bélgica também apresentou números elevados. A heroína registrou o menor número de apreensões da última década, ficando em 6,1 toneladas.

A comissária europeia dos Assuntos Internos, Cecilia Malmström, disse ter ficado preocupada com os dados. Segundo ela, o dado positivo é que há tratamentos eficientes e que o consumo de heroína tem registrado queda. Mas o aumento no consumo de maconha e cocaína preocupa.

“Mas estou também preocupada, pois um quarto dos adultos europeus, ou seja, 85 milhões de pessoas, já consumiu uma droga ilícita, o que significa que o consumo de drogas na Europa se mantém elevado”, disse a comissária.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário